TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Educação E Pedagogia

Trabalho Escolar: Relação Entre Educação E Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  5.365 Visualizações

Página 1 de 3

• Qual a relação entre Educação e Pedagogia, contemplando a relação entre civilização e cultura.

Educação - “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social” (Dicionário Aurélio)

Pedagogia – “ como uma rede enunciados sobre o fazer educativo(...)” (Libaneo;1996)

Desde muito tempo há uma discussão sobre o que seria a pedagogia e a educação e o que há em comum entre elas.

O termo pedagogia passou por “n” reformulações (no Brasil que foi o estudado até agora) e sempre esteve relacionado aos métodos de ensino à pratica primária do ensino, à metodologia e se compôs às vezes com a legislação e administração escolar ou com direção escolar. No inicio esse termo se constituía como uma “técnica”. A partir das primeiras décadas do século XX houve uma formação mais voltada para o magistério (escola primária, secundária e jardim de infância) e a expressão “estudos pedagógicos” era usada em vez de “formação de professores”. E por final da década de 1930 à metade de 1990 aproximadamente houve a implementação dos IES’s onde a pessoa já saia licenciada a dar aulas e não apenas com o bacharel, mas para se dar aulas o aluno deveria cursar Didática e Prática de Ensino que era fixada a todos os cursos de licenciaturas em geral que não constavam no rol das obrigatórias no bacharelado em Pedagogia.

A pedagogia então saiu de um discurso para uma prática de cientificidade, não seria apenas para formar técnicos ou administradores, descobriu-se e passou a ser tratada como um campo de conhecimento sobre o ser humano as ‘Ciências Educacionais’ se assim posso me referir se apegou a alguns ‘N’ fatores como por exemplo biológicos, sociológicos, históricos, psicológicos para a construção da educação já que cada pessoa provém de determinados ciclos sociais.

Então a pedagogia saiu de um nível teórico para o cientifico e apropriou-se de um objeto de estudo - a educação. Ela estuda os diversos aspectos (físico, moral, mental, intelectual, social e etc) do individuo onde os mesmos podem ser atingidos com o ato de educar – a educação – que é um processo de reprodução do conhecimento de determinada cultura, que são aspectos ditos principais que definem determinados grupos de pessoas onde se causa como consequência atos de civilização, onde se mostram certas formalidades, respeito a regras e padrões que o grupo adota em si e vem a reger quanto pública a sua vida e cada individuo pode interiorizar determinados padrões que irão reger sua vida pessoal.

Ambos tem como função a instrução de uma formação intelectual e de desenvolvimento de capacidades de aprendizagens diante de um certo domínio e de um certo nível de conhecimento que já tenha sido adquirido e absorvido pelo individuo.

Cabe ao educador neste caso, cuidar, formar e/ou modelar um ser, embora ele possua um plano, com várias formas e métodos para educar, ele diferentemente do artista, nunca verá a sua “obra de educação” pronta já que a educação não é um ato mecânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com