TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Humanas II

Monografias: Relações Humanas II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  2.885 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Dircionei Fatima Garbo Polidoro

RGM: 023.5317

Semestre: 6º

Professor: Valdir da Costa Pereira

Disciplina: Recusos Humanos II

ATIVIDADE AULA 05:

01. Conceitue e Caracterize Pesquisa Salarial;

A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário. A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa.

02. A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial?

Na seleção das empresas é preciso considerar alguns fatores que influenciam diretamente no resultado da pesquisa: localização geográfica, ramo de atividade, estrutura organizacional, política salarial, entre outros. Estes pontos são importantes, pois farão com que a pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas, principalmente, com porte equivalente à empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro.

03. Pode se dizer que Pesquisa Salarial É modismo ou Necessidade? O que ganha ou perde uma organização que realiza essa técnica de RH? Justifique:

As empresas vêm buscando, ferramentas que auxiliem no processo de administrar a remuneração dos empregados, sendo que as Pesquisas de Salários são os instrumentos básicos para gerar informações confiáveis, auxiliando as organizações neste difícil processo. A terceirização de pesquisas proporciona uma economia de tempo e de pessoal para a empresa solicitante, analisando a composição de sua remuneração para poder administrar eficazmente a consistência interna e a competitividade externa. O trabalho também objetiva avaliar a competitividade de sua empresa em termos de remuneração com relação a um mercado pré-definido. Assim sendo, a Pesquisa Salarial visa fornecer subsídios para que a sua empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial.

04. Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.

O principal e mais prático meio de coleta de dados é através do formulário ou questionário, pela facilidade do registro dos dados. Este formulário pode ser via impresso ou eletrônico.

Visitas às empresas,visitas pessoais para entrevistas ou reuniões para troca de informações;

A escolha das empresas decide o rumo da pesquisa, pois a amostra pode estar sub ou superestimada, em relação a situação real e em nenhum caso representaria o ideal. Uma selação justa das empresas participantes deve considerar, principalmente, o porte das mesmas, ramo, localização e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com