TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais

Exames: Relações Interpessoais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 3

As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e conflitos internos, podemos modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia a dia, seja na empresa, no ambiente organizacional ou em família.

Cada um de nós aprende a conhecer-se e a conhecer os outros no seio de relações. Estas relações são não apenas aquelas que estabelecemos com as coisas e os lugares, mas sobretudo as relações que temos com os outros. Somos seres que nos completamos através do desenvolvimento em contextos socioculturais, que aprendemos com os outros e construímos formas partilhadas de ser e de nos comportarmos.

Viver em sociedade significa não viver só, o que implica, por isso mesmo, conviver e interagir com o nosso semelhante, ou seja, viver em sociedade gere as relações interpessoais.

Vivemos no interior de diversos grupos sociais onde conservamos relações com os outros. As relações que temos com os outros caracterizam-se por sentimentos diferentes e mesmo contraditórios: sentimo-nos atraídos por algumas pessoas, estabelecemos relações de intimidade com outras, temos experiência de relações marcadas pela agressividade.

O conceito de relações interpessoais – é a competência para administrar relacionamentos e criar redes. Envolve habilidades de comunicação e cooperação. Suas características são: eficácia para trabalhar em equipe, influência, liderança, gestão de conflitos, catalisador das mudanças, criar sinergia.

Nestas relações existem forças que restringem como: vaidade, apatia, dependência, timidez, manipulação e também há forças que impulsionam como: empatia, motivação, iniciativa, competência, apoio.

A comunicação e o dialogo é uma importante ferramenta das relações interpessoais, a comunicação pressupõe fazer-se entender e gerar vínculos de afetividade entre as pessoas.

A interdependência implica o instinto gregário, implica a conexão recíproca entre pessoas que desejam estar em relação interpessoal, logo, implica “autonomia e dependência”, e consequentemente a afiliação e a vinculação, revelando-se como algo natural na vida social.

Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, deseja contar com profissionais que formem uma verdadeira equipe e não apenas um grupo desordenado de colaboradores que convivem em um mesmo espaço físico. Hoje, concebe-se no mundo corporativo que quando os funcionários são capazes de realizar suas atividades baseados em um comportamento de sinergia, melhor será o clima organizacional e, conseqüentemente, os resultados para o negócio.

Por esse motivo muitas empresas voltam suas atenções para as relações interpessoais no ambiente corporativo. A questão que tem levado muitos profissionais de Recursos Humanos a "queimar neurônios" é desenvolver uma ação que estimule a cooperação entre os profissionais e atenda às necessidades empresa.

A relação e interação em qualquer ambiente do mundo começa a partir da aceitação, acolhimento e desprendimento, mas às vezes no mundo atribulado que vivemos não nos damos conta disso, afinal relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo e é abrir-se para o novo e diferente.

Existem treinamentos para melhorar o relacionamento interpessoal dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com