TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais - Latifundiário

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CÂMPUS ZONA NORTE/POLO PORTO VELHO

Curso de Técnico em Secretaria Escolar ― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO – Relações interpessoais: abordagem psicológica.

MARTA PEREIRA

PORTO VELHO/RO

2014

MARTA PEREIRA

 

MEMORIAL DESCRITIVO – Relações interpessoais: abordagem psicológica.

Memorial Descritivo apresentado no Curso de Técnico em Secretaria Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Porto Velho Zona Norte/Polo Centro, sob a orientação da tutora presencial Ana Paula Oliveira Xavier, como requisito avaliativo da disciplina de Relações interpessoais: abordagem psicológica.

PORTO VELHO/RO

2014

  1. BREVE RELATO PESSOAL

A disciplina Relações Interpessoais: abordagem psicológica começou em vinte e três de outubro de dois mil e quatorze, no prédio do teatro Banzeiro, com o auxilio da tutora Ana Paula, foi muito significativa para mim. Diante desse contexto compreendi que é necessário desenvolver no âmbito escolar relações interpessoais que permitem uma integração das diversas áreas do conhecimento e das diferentes funções de cada membro da escola, reconhecendo a necessidade de superação da fragmentação do saber e dos fazeres, características da escola tradicional.

  1. EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

Partindo da ideia de que todos os envolvidos no espaço escolar são educadores, vivemos em uma sociedade que convive o tempo todo com as letras e com os conhecimentos que foram construídos formalmente, principalmente nas escolas. Por isso, acho que a escola é muito importante para mim e, portanto, deve ser pública e gratuita para que todos possam se beneficiar de seus ensinamentos.
Esse caderno tem por objetivo apresentar ao cursista construções teóricas sobre aspectos de desenvolvimento psicológico que permitam uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania. Outra questão importante que será apresentada é como refletir sobre o papel da escola na formação do sujeito e também no processo de desenvolvimento humano no ciclo de vida.

  1. SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA

Unidade 1 – Relações Interpessoais: A relação da Psicologia com a educação- Na aula inicial percebe-se que a psicologia para os educadores é um ponto chave desta disciplina,

Unidade 2 – Redação Oficial – Nesta unidade estudamos sobre tópicos fundamentais para a boa expressão escrita, clareza, coerência, precisão, concisão, objetividade, coesão e criatividade, vimos a importância desses elementos na transmissão de ideias e dos conteúdos aprendidos durante nossas atividades, redação oficial é a forma que o poder publico redige normas, atos e comunicações, é inigualável o avanço tecnológico em nossas vidas nos dias de hoje, este avanço como já sabemos, é responsável por uma verdadeira revolução no acesso ás informações e na comunicação, hoje mais do que nunca é necessário sabermos utilizar a linguagem escrita de forma adequada, comunicando o que se deseja com clareza e objetividade, para evitarmos um mal entendido, aprendemos que é preciso compreender que um texto oficial, apesar de apresentar informações formais, deve também ser enriquecido por novas formas de linguagem, e devem ser claro, objetivo, e criativo, por isso, quanto mais conciso e facilmente compreendido, mais eficaz é o texto. Hoje com as modernas tecnologias, podemos conhecer e transformar o mundo a partir das informações que temos acesso, sobretudo é preciso saber filtrar as informações para que elas sejam usadas adequadamente. Eu que trabalho diretamente com esse tipo de documentos vi nesta aula um enriquecimento maior para o desenvolvimento do meu trabalho no dia a dia.

Unidade 3 – Memorandos, curriculares, correios eletrônicos: na unidade desta semana estudamos sobre os tópicos fundamentais para a comunicação oficial e seus diversos gêneros: cartas, memorando, oficio, com essa aula vimos a importância da linguagem formal, coesa e objetiva para a comunicações oficiais. Sobre o memorando, aprendemos que é de caráter administrativo, podendo também ser empregado na exposição de projetos, diretrizes politicas e instruções  a serem adotadas por determinados setor do serviço publico, dada a necessidade da tramitação rápida, este documento dispensa determinadas formalidades, onde o destinatário deve ser tratado pelo cargo que ocupa, vimos a diferença entre memorando e circular, a circular é reproduzida em vias ou copias de igual teor, podendo assim transmitir avisos, ordens, instruções, convites para um publico que pode ser interno ou externo, vimos que com a modernidade nos dias de hoje esse tipo de documento aos poucos são substituídos que com o avanço da tecnologia nas comunicações oficiais um dos principais atrativos da comunicação é chamado correio eletrônico ou email. O email é uma forma de correspondência eletrônica ágil que pode comportar arquivos anexados, é a comunicação  dos tempos modernos aliada ao baixo custo, de formato flexível, esse tipo de documento não dispõe de uma estrutura rígida, como os demais modelos de redação. Na escola em que trabalho, sou a pessoa responsável pela elaboração desse tipo de  documentos e com o aprendizado nesta aula aumenta cada vez mais meu aprendizado para o desenvolvimento do meu trabalho na função de secretaria escolar.

Unidade 4 – Produzindo Atas e Relatórios: na aula desta semana falamos sobre a importância do registro escrito nas repartições publicas, e quais são as componentes básicas que dever aparecer nos informativos oficiais. Vimos que Ata é um resumo escrito, com clareza e precisão, das deliberações, resoluções de assembleias, reuniões ou solenidade, e deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer alteração ou modificação posterior, e deve constar  na introdução, data, local, horário de inicio, nomes do presidente e do secretario. Vimos também nesta unidade que relatório é um documento que descreve e analisa fatos a serem investigados, que há diversos tipos de relatórios: parciais, finais, periódicos, de rotina, de pesquisa, técnicos, administrativos, individuais ou coletivos, falando mais sobre relatórios vimos que ele é um documento que apresenta informações, descreve e analisa fatos a serem investigados com o objetivo de orientar as decisões a serem tomadas, facilitando o gerenciamento de ações. Nesta aula aprendemos também que todo documento oficial, a linguagem empregada deve ser clara, coerente, precisa e correta, pautando-se pelo uso da norma culta, no entanto, há situações em que a criatividade estilística rompe os padrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com