TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais

Ensaios: Relações Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

Etapa 1

INTRODUÇÃO

Entre os séculos XIX e XX a economia brasileira era predominantemente agrícola e as jornadas de 14 ou 16 horas diárias ainda eram muito comuns assim como a exploração da força de trabalho de mulheres e crianças. Os salários pagos eram muito baixos e ainda havia reduções salariais como forma de punição ou castigo, todos eram muito explorados sem nenhum direto.

Em 1858 ocorreu à primeira greve no Brasil, foi à greve dos tipógrafos do Rio de Janeiro que lutavam contra as injustiças patronais e por melhores salários.

Os imigrantes indignados com promessas que nunca foram cumpridas trouxeram novas experiências de luta até mais avançadas das que havia no Brasil, e foi a partir daí que se organizou o anarquismo, que se marcou como a hegemonia no movimento operário brasileiro no período de nascimento e consolidação da Indústria.

No Brasil o trabalho livre e assalariado ganhou espaço após a abolição da escravidão, em 1888, com a vinda dos imigrantes europeus, mas as condições impostas eram ruins, gerando no País as primeiras discussões sobre leis trabalhistas.

A Evolução do Sindicato no Brasil esta ligada diretamente a transformação da economia. As mudanças das últimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho em praticamente todos os países. Observou-se uma redefinição das relações de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única e inexorável forma de inserção produtiva e de inclusão social.

As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos, e construindo, em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

DESENVOLVIMENTO

Razão Social: Durian Comidas Exóticas ME.

Nome Fantasia: Durian

Segmento e ramos de atividade: Alimentício

Porte da empresa: Pequeno

Endereço: Avenida Independência nº 7500 no Bairro Alto – Piracicaba – SP

Principal Executivo: Wendy Garcia

Histórico da empresa

Durian Comidas Exóticas foi fundada há dois anos e é conduzida pelas sócias e um número pequeno de colaboradores. Nestes dois anos o negócio tem obtido sucesso, está em fase de expansão e conta hoje com um quadro de 20 colaboradores, sendo, um chefe de cozinha, uma cozinheira, duas auxiliares de cozinha, dois bartenders, um auxiliar de limpeza, um gerente, uma telefonista, uma nutricionista, uma recepcionista, seis garçons, duas operadoras de caixa, um responsável por compras.

Tem como objetivo servir produtos de qualidade de acordo com as normas de saúde, servir pratos diferenciados que proporcionem uma experiência cultural através da gastronomia de países de três diferentes continentes: África, Ásia e Europa.

Contando com a contribuição de especialistas em culinária internacional e funcionários devidamente preparados para proporcionar conforto e qualidade aos clientes.

O público alvo consiste em consumidores de classe média-alta, famílias, executivos e turistas.

O restaurante tem como alvo também o ambiente corporativo e através de parcerias com empresas da região receberá os clientes para almoços, jantares de negócios e confraternizações por um preço diferenciado.

Os produtos ofertados são refeições servidas em selvserfice e a la carte, com opções de saladas, pratos quentes, sobremesas e bebidas que representam especificadamente países da África, Ásia e Europa.

O cliente terá a oportunidade de experimentar sabores trazidos de países distantes e ao mesmo tempo ter contato com as curiosidades destas culturas.

Temos uma estrutura moderna capaz de atender todos os públicos. A idéia de investirmos no ramo alimentício é que cada vez mais cresce a procura no mercado por consequência da correria do dia-a-dia. Segundo pesquisas de especialistas em alimentação fora do lar, o brasileiro gasta hoje por mês cerca de 40% de seu orçamento doméstico com alimentação, dos quais 25% são gastos com alimentação fora de casa, o que já representa um mercado de R$ 100 bilhões por ano.

O restaurante é representado pelo sindicato trabalhista pois segue conforme lei e normas e oferece aos trabalhadores todos seus direitos.

Para melhoria e auto-estima dos funcionários, é dado o feedback dos resultados alcançados pela empresa como agradecimento e motivação como preparação para quando aumentar a produção.

Missão

Servir produtos de qualidade de acordo com as normas de saúde, servir pratos diferenciados que proporcionem uma experiência cultural através da gastronomia de países de três diferentes continentes: África, Ásia e Europa.

Visão

Ser referência em qualidade, atendimento e estrutura organizacional. Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos colaboradores, sócios e da sociedade. A palavra chave desta missão é “fornecedor”.

Valores.

Inovação: Acompanhamento de tendências

Qualidade: Garantia de produtos deliciosos

Respeito: Para com o cliente, pois ele é quem nos mantém no mercado;

Comprometimento: Cumprir com tudo aquilo que planejamos.

Passo 2

Resumo Parcial:

Fundamentos do Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho tem por objetivo disciplinar o trabalho mediante as normas de diversas naturezas. Essa regulamentação se faz necessária no Estado de Direito porque o trabalho constitui o valor principal das Ordens Econômica e Social.

Ele representa um dos instrumentos de intervenção do Estado para o bem de toda a sociedade, pois está não está interessada que a sua gente envelheça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com