TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais

Exames: Relações Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ANANINDEUA – PA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Produção de Planejamento de abertura de uma empresa, com foco em Recursos Humanos.

Trabalho entregue como quesito avaliativo parcial da Disciplina Técnicas de Relações Sindicais, orientado pelo Tutor Presencial

ANANINDEUA-PA

2014

1 INTRODUÇÃO

O trabalho livre e assalariado ganhou espaço após a abolição da escravidão no Brasil em 1888 e com a vinda dos imigrantes europeus para o País. Mas as condições impostas eram ruins, gerando no País as primeiras discussões sobre leis trabalhistas. O atraso da sociedade brasileira em relação a esses direitos impulsionou a organização dos trabalhadores, formando o que viriam a ser os primeiros sindicatos brasileiros.

As primeiras normas trabalhistas surgiram no País a partir da última década do século XIX, caso do Decreto nº 1.313, de 1891, que regulamentou o trabalho dos menores de 12 a 18 anos. Em 1912 foi fundada a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT), durante o 4º Congresso Operário Brasileiro. A CTB tinha o objetivo de reunir as reivindicações operárias, tais como: jornada de trabalho de oito horas, fixação do salário mínimo, indenização para acidentes, contratos coletivos ao invés de individuais, dentre outros.

A política trabalhista brasileira toma forma após a Revolução de 30, quando Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de Direito do Trabalho no Brasil, assegurando a liberdade sindical, salário mínimo, jornada de oito horas, repouso semanal, férias anuais remuneradas, proteção do trabalho feminino e infantil e isonomia salarial. O termo “Justiça do Trabalho” também apareceu pela primeira vez na Constituição de 1934, e foi mantida na Carta de 1937, mas só foi instalada de fato em 1941. A necessidade de reunir as normas trabalhistas em um único código abriu espaço para Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943. Entre os anos 1940 e 1953, a classe operária duplicou seu contingente. Aos poucos, também iam nascendo os sindicatos rurais. O golpe militar de 1964 representou a mais dura repressão enfrentada pela classe trabalhadora do País. As intervenções atingiram sindicatos em todo o Brasil e o ápice foi o decreto nº 4.330, conhecido como lei antigreve, que impôs tantas regras para realizar uma greve que, na prática, elas ficaram proibidas.

Depois de anos sofrendo cassações, prisões, torturas e assassinatos, em 1970 a classe trabalhadora vê surgir um novo sindicalismo, concentrado no ABCD paulista. Com uma grande greve em 1978, os operários de São Bernardo do Campo (SP) desafiaram o regime militar e iniciaram uma resistência que se estendeu por todo o País.

Após o fim da ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas. A Constituição de 1988 instituiu, por exemplo, a Lei nº 7.783/89, que restabelecia o direito de greve e a livre associação sindical e profissional.

2 DESENVOLVIMENTO

O conhecimento teórico é de suma importância para fundamentar os diversos aspectos da Administração de Recursos Humanos, porém essa teoria precisa ser explicitada em termos práticos, para que possa ser facilmente aplicada pelas empresas, na sua rotina. A fim de poder tornar mais compreensível o modelo de planejamento de recursos humanos, apresentamos algumas etapas sequenciais sobre a operacionalização.

2.1 DESCRIÇÃO DETALHADA DA EMPRESA IDENTIFICADA

a) Nome da Empresa: Distribuidora BIG BEN S/A

b) Localização: Av. Almirante Barroso, nº 5447 – Bairro: Castanheira

c) Segmento em que atua: Atua no setor comerciário, especificamente na venda

de medicamentos em geral.

d) Produtos Comercializados: O mix Big Ben é muito extenso entre os serviços

oferecidos estão: medicamentos genéricos, perfumaria, higiene, limpeza, maquiagem, drogarias, papelaria, big byte (informática), telefonia, CD, DVD, importados, presentes, farmácia popular, brinquedos, telefonia, etc.

e) Números de funcionários: aproximadamente 7.500 colaboradores, e o crescimento não param por ai, a cada ano as redes de farmácias Big Ben aumenta gradativamente ao decorrer dos anos, alcançando hoje no ano de 2014, atualmente 249 filiais.

f) Missão, visão e valores

Tabela 2: Valores da Empresa

Autor Brazilfarma (2014)

Tabela 1: Quantitativo Lojas

REGIÕES QUANTIDADES DE FILIAIS

Grande Belém/Ananindeua-Pa 89

Regionais Pará 33

Maranhão 18

Piaui 17

Amapa 04

Pernambuco 73

Paraiba 07

Alagoas 05

Ceará 03

TOTAL 249

Autores(2014) Equipe Marly, Mara, Suzana e Felipe

g) Produtos ou serviços Comercializados pela empresa: O mix Big Ben é muito extenso entre os serviços oferecidos estão: medicamentos genéricos, perfumaria, higiene, limpeza, maquiagem, drogarias, papelaria, big byte (informática), telefonia, CD, DVD, importados, presentes, farmácia popular, brinquedos, telefonia, etc.

2.2 SINDICATO QUE REPRESENTA A CATEGORIA DOS EMPREGADOS DA EMPRESA

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2014

NÚMERO DE REGISTRO NO MTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com