TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações sindicais e suas negociações

Projeto de pesquisa: Relações sindicais e suas negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

PROINTER III

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS III

Tutor a distância Prof Nilton Di Motta

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Fabiana Gomes Oliveira – 6921396517

Cristina castro Gonçalves - 6582333622

Katiane Rufino Barbosa Cardoso – 6782365550

Liliane Senos Guimarães – 6702309804

NITERÓI/ RJ

2014

APRESENTAÇÃO

Este ensaio acadêmico-descritivo visa conceituar com propriedade a respeito do Tema proposto : De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto.

CONTEXTO DO ENSAIO ACADÊMICO-DESCRITIVO

Em um âmbito geral, as Organizações, sejam elas públicas ou privadas, estão sempre agregando novas pessoas em seus quadros, seja para substituir funcionários que se afastaram por algum motivo, seja para ampliar o quadro de pessoal em épocas de crescimento e expansão. Para tanto, necessitam passar por um processo de Recrutamento e Seleção, captando novos talentos para compor seu quadro de pessoal. Em contrapartida, trata-se de uma escolha recíproca entre Organização e pessoas disponíveis no mercado de trabalho que buscam oportunidades, novos desafios e possibilidades de crescimento pessoal e profissional, porém, para que essa relação seja possível é necessário que as Organizações comuniquem e divulguem suas oportunidades de trabalho afim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento empregatício. Este é o papel do Recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas. Pelo Recrutamento a Organização sinaliza, para determinados candidatos, a oferta de oportunidade de emprego. O Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo, por meio de veículos de comunicação, como jornais, sites especializados, etc. Além disso, há duas formas de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da Organização para promovê-los ou transferí-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão disponíveis no mercado de trabalho, portanto fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.

O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolada da estratégia da empresa. Como os negócios mudam e surgem novas funções a cada dia, torna-se imprescindível contar com pessoas flexíveis, capazes de adaptar-se a essas mudanças constantes. Já a Seleção de Pessoas integra o processo de agregar pessoas funcionando como uma espécie de filtro que permite que apenas alguns candidatos possam ingressar na organização: aqueles que apresentam características desejadas para compor o seu quadro de pessoal, por meio de processos seletivos. Esse processo funciona logo após o recrutamento. Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências a serem preenchidas. Assim, de um lado, o processo seletivo baseia-se em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido e, de outro lado, em função das competências desejadas pela Organização. Cabe ressaltar que após o ingresso das pessoas ao ambiente organizacional deve-se garantir seus direitos e deveres enquanto cidadão e trabalhador, observando os princípios legais, buscando uma maior eficiência organizacional e maior satisfação do trabalhador. A crescente complexidade das relações trabalhistas tem requerido a capacitação de profissionais para a condução apropriada das relações sindicais e das negociações coletivas. Os acordos afetam diretamente o clima organizacional e a própria viabilidade econômica das corporações. Como tal, a negociação tanto por parte do sindicato patronal (que cuida dos interesses organizacionais) quanto do sindicato dos trabalhadores, deve ser estruturada e abordada como uma questão vital. Sendo assim, a gestão estratégica das relações sindicais evitam paralisações, minimizam conflitos trabalhistas e promovem um melhor clima organizacional. É necessário que os profissionais envolvidos nesse processo estejam atualizados sobre as técnicas de negociação e de gestão do relacionamento sindical e trabalhista.

"Nas empresas em que os sindicatos dispõem de força de persuasão e de razoável número de associados, existem comissões de fábrica, sistemas de informações em quadro de avisos, sistemas de controle pelos quais o sindicato avalia e monitora o desempenho da empresa quanto à política de admissão e de desligamento de pessoal, quanto a critérios de remuneração e de disciplina, e principalmente quanto ao atendimento das cláusulas dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com