TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Do Planejamento E Da Contabilidade Para A Gestao Publica

Casos: Relevancia Do Planejamento E Da Contabilidade Para A Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade, como ciência social, tem por objetivo fornecer informações estruturadas de caráter econômico-financeiro, ambiental e social aos diversos usuários, relacionadas com o ambiente que a entidade esteja inserida.

Tais informações deverão ser precisas, úteis e fornecidas em tempo certo. Tudo o que é registrado na contabilidade se transforma em relatórios contábeis, formando o conjunto das demonstrações contábeis com informações quantitativas e qualitativas.

O objetivo das demonstrações contábeis é prover segurança e suporte aos usuários da contabilidade para que os mesmos tenham conhecimento da situação econômico-financeiro, ambiental e social da entidade, possibilitando uma tomada de decisão mais precisa.

Um dos meios utilizados pelas entidades para divulgar e tornar pública a situação econômica e financeira, além de seu relacionamento com o meio ambiente e social, é a evidenciação contábil por meio da publicação do conjunto das demonstrações contábeis em jornais de grande circulação, em seus websites e sítios de órgãos de regulamentação, como Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).

As entidades podem utilizar diversas formas de evidenciação, mas a qualidade e quantidade evidenciada devem atender às necessidades dos mais variados usuários das demonstrações contábeis.

Deve-se considerar que existe uma grande influência dos legisladores e dos órgãos de regulamentação, no intuito de definir as informações a serem apresentadas nas demonstrações contábeis, nas Notas Explicativas e no Relatório da Administração, em especial, das sociedades anônimas (S/A), conhecidas como sociedades por ações. Tal preocupação desses órgãos está no sentido de conduzir as empresas à evidenciação com melhor qualidade, maior transparência e menor índice de republicações.

A cada dia que passa os usuários da contabilidade, principalmente os usuários externos, estão se tornando cada vez mais exigentes. Esta é uma tendência de nível mundial e também abrange o Brasil.

2 JUSTIFICATIVA

As demonstrações contábeis contribuem para a geração de informações úteis para a tomada de decisões pelos gestores de pequenas e grandes organizações, e para que os órgãos de controle possam avaliar o seu desempenho.

A Contabilidade é o ramo que aplica no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades, tendo como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da empresa, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle organizacional.

Durante muito tempo os processos decisórios tiveram um caráter predominante quantitativo, cálculos matemáticos, objetivos e racionais orientaram no conhecimento relacionado à tomada de decisão, sendo assim, foram desenvolvendo métodos modernos que cada vez mais de distanciavam dos aspectos comportamentais, tanto do decisor quanto das organizações.

O estudo sobre o processo decisório procura entender na sua plenitude a importância que as decisões têm para o andamento de uma empresa, estando cada dia mais desafiador e ao mesmo tempo motivador do uso das tecnologias disponíveis.

Cada vez mais os aspectos comportamentais da decisão são pertinentes às decisões sobre investimentos, visando entender como se da o processo de investimento por parte dos acionistas, das sociedades de capital aberto.

É importante no mundo dos negócios terem uma visão sistêmica da realidade, pois, em muitas situações uma visão distorcida pode interferir no mercado, desencadeando alterações maléficas aos investidores. A abordagem das finanças comportamentais amplia o conceito clássico da analise de investimento, possibilitando uma maior compreensão do universo das finanças e das decisões.

Os estudos sobre finanças comportamentais vêm sendo incentivados, já que, o entendimento das situações de forma clara e objetiva, oportuna à mente humana a raciocinar de forma cognitiva e utilizar atalhos mentais para o processamento das informações consideradas importantes, explicando também, certos comportamentos dos investidores.

Quando há um entendimento da formação dos aspectos relativos às decisões, e como são influenciados tais julgamentos, poderá surgir contribuições para o melhoramento do processo decisório no fornecimento de informações, sendo um desafio constante para as ações que lidam com as decisões necessárias na organização.

Desta forma, fica o entendimento de como as decisões são tomadas e quão significativas são para o bom funcionamento da empresa, permitindo a contabilidade analisar as informações fundamentais e pertinentes às tomadas de decisão, sendo feito por aspecto normativo, que indica e como se deve e o positivo, que indica como são tomadas

3 HISTÓRICO

O processo decisório é tido como um conjunto de etapas que possibilita a organização da informação, análise e a escolha dentre as alternativas, ciente mente de que a decisão depende do comportamento de um ser humano, ou seja, um ser comportamental.

Ao tomar uma decisão, a pessoa primeiramente concebe alternativas prováveis, as quais são examinadas tentando prever as consequências desejáveis e também as indesejáveis, tendo como objetivo a maximização dos resultados já preestabelecidos.

O fato de uma decisão ser baseada em um processo bem definido não implica diretamente em descartar os fatores emocionais e a intuição do processo, pois, no momento de decidir pela melhor opção, tudo deve ser levado em consideração.

O processo é a peça chave da eficácia na tomada de decisão, pois toda e qualquer pessoa pode tomar uma decisão mais acertada se ela se propuser a seguir um processo bem estruturado e planejado.

Tomar decisões é uma atividade rotineira, que acontece de uma forma ou de outra, para tanto, a habilidade de tomar decisões eficazes é uma das competências mais avaliadas que um profissional pode desenvolver visando aperfeiçoar suas referencias, desenvolvendo um modelo bem sucedido de tomador de decisão.

O ambiente empresarial é um dos mais atingidos pelas frequentes mudanças da atualidade, devido à concorrência, globalização, tecnologia, conhecimento, entre outros.

A comunicação aliada à informação faz com que a competitividade tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com