TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância Do Planejamento E Da Contabilidade Para Gestão Pública

Ensaios: Relevância Do Planejamento E Da Contabilidade Para Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade demonstrar a eficiência e a excelência na gestão pública, pois devemos ressaltar que a eficiência é a necessidade de fazer o que precisa ser feito com qualidade e com menor custo. Esse processo não se refere à redução de custo a qualquer maneira, mas sim de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto, obtendo deste processo a excelência.

Ressaltando a eficiência e a excelência sem reduzir os custos de forma errônea, Oliveira e Mello (2010) lembram que a qualidade das finanças públicas como fator impulsionador no crescimento econômico, recebe crescente atenção no úbere da União Européia. Desta forma, o debate direcionado ao impacto de curto prazo da política orçamental na procura agregada tem como ênfase mudar a análise do contributo das finanças públicas para o crescimento potencial da economia. Generalizando, esta mudança reflete a necessidade das economias européias se prepararem para um desafio dual: o envelhecimento da população, que colocará pressões adicionais nas finanças públicas; e a globalização que aumenta a concorrência internacional, a mobilidade dos fatores e, a exposição a choques externos, por exemplo, a recente crise financeira internacional.

Para os autores é importante analisar a eficiência e a eficácia da despesa pública além de averiguar a sua composição, pois para haver um conhecimento geral dos componentes que estão inseridos nas despesas e que contribuem para o crescimento econômico potencial, cuja visão é melhorar a qualidade das finanças públicas.

Dentro do trabalho proposto notaremos a valorização do marketing social, que segundo Fontes (2001, p. 78) “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais, a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas, individuais e coletivas. Estas inovações sociais são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social”. Portanto, é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social. Tem como função principal a facilidade de desenvolver a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais - (CAPs), como, por exemplo, o uso de preservativo, o hábito da leitura, o respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber, entre outros. Além do vínculo estreito com as políticas públicas.

As modernizações das empresas na contemporaneidade necessitam de campanhas que tenham um efeito satisfatório, Pringle e Thompson (2000, p. 133) determinam que “há essencialmente três estágios preliminares no desenvolvimento de uma campanha de Marketing Social e são os seguintes: compromisso, seleção de parceiros e negociação do contrato”.

Na escolha dos parceiros deve-se observar que:

[...] o principal aspecto na seleção de parceiros numa campanha de Marketing de Causa Social consiste em identificar uma empresa ou marca e uma instituição beneficente ou causa que compartilhem visões comuns para formar a base de um relacionamento mutuamente benéfico, de longo prazo (PRINGLE; THOMPSON, 2000, p. 136).

Para Credidio (2013) quando bem utilizado o Marketing de Causa Social é “uma poderosa ferramenta estratégica de posicionamento, pois, ao utilizar algumas técnicas do marketing tradicional, consegue associar a marca de uma empresa a uma questão ou causa social”.

Portanto, o autor fala sobre os benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer:

[...] todos os atores se beneficiam. As empresas incrementam as vendas e a visibilidade de sua marca, graças, principalmente, à exposição na mídia espontânea. As entidades divulgam suas causas atraindo, consequentemente, mais simpatizantes, voluntários e maior volume de recursos. Por fim, a sociedade é a principal beneficiada dessas ações.

O Marketing de Causa Social é notado em organizações que têm o costume de criar campanhas relâmpagos ou temporais, com o intuito de mobilizar pessoas, de forma mais rápida, a colaborarem com instituições que tratam questões de saúde, necessidades básicas e infantis ou meio ambiente.

Os objetivos a serem alcançados são:

• Aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.

• Discutir, através de um estudo de caso, aspectos fundamentais para a implementação de uma gestão pública com excelência.

A metodologia utilizada está baseada no material de aula do curso além da bibliografia sugerida utilizando como exemplo o estudo de caso intitulado “Caso de ensino de marketing social: uma parceira entre a administração pública e uma empresa de comunicação” retirado da Casoteca de Gestão Pública da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.

Para se alcançar os objetivos propostos a seguir serão definidos dentro do processo ensino-aprendizagem a importância do estudo de caso para a formação profissional e a caracterização dentro do ambiente de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

A organização pública envolvida é a Detran/RS – (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) e o Grupo VIT representado pelo diretor executivo Vitor Faccioni.

O Detran/RS é uma autarquia executiva do trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; utiliza do projeto de Serviços de Utilidade Pública – (SUP), desenvolvido pelo Grupo VIT e ligado à segurança no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito – (DETRAN) é uma autarquia do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território brasileiro. Entre suas atribuições está a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores. No território brasileiro, são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – (CNH). Esta avaliação é feita por serviços médicos e psicológicos existentes nos Detran’s ou pelos médicos credenciados (WIKIPEDIA, 2013).

Os Detran’s são responsáveis pelo credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado. Para o credenciamento as empresas devem demonstrar capacidade jurídica e técnica, além de regularidade fiscal e idoneidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com