TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III COM REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI

 CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III COM REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

ISVALDO MACHADO DA SILVA

PIRACURUCA – PIAUÍ

2016[pic 1]

ISVALDO MACHADO DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III COM REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Relatório desenvolvido como requisito de conclusão da disciplina Estágio Supervisionado III no curso de Licenciatura em Química, pela Universidade Aberta – UAB e Universidade Federal do Piauí – UFPI, coordenada pela Prof. Esp. Geisymeire Pereira do Nascimento, Supervisionada pela Prof. Esp. Tatiana Almeida de Carvalho e acompanhada pelo (a) tutor a distância Prfª. Msc. Maria do Carmo Gomes Lustosa.

PIRACURUCA – PIAUÍ

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
  2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO....................................................5
  3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO...............................................................6
  4. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................7
  5. PLANO DE TRABALHO E EXECUÇÃO................................................................9
  6. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES............................................................................11
  7. CONCLUSÕES, SUGESTÕES E OBSERVAÇÕES..............................................13
  8. REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
  9. APÊNDICES................................................................................................................15
  10. ANEXOS......................................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

               O estágio supervisionado é de fundamental importância para a formação profissional do aluno estagiário, nesse caso, do curso de licenciatura plena em Química. Há de constatar que a obrigatoriedade de participar ativamente das atividades proposta pela instituição de ensino e acompanhada pelo corpo docente tem-se o aumento do grau de responsabilidade por parte do aluno em executar de forma mais objetiva possível todo o conteúdo da disciplina. O discente ao entrar pela primeira vez no Ensino Superior tem um longo caminho a percorrer, com conteúdos curriculares novos, tendo o compromisso de compreendê-los o tempo mais rápido possível. Nesse sentido o estágio supervisionado se configura numa ferramenta crucial para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, durante sua graduação, ou seja, é colocar em prática todo o contexto teórico aprendido durante os anos de universidade.

             Dentro da disciplina de estágio supervisionado existem atividades que proporcionam ao aluno a aprendizagem dos processos práticos de sua formação profissional habilitando-o ao aperfeiçoamento de futuros atributos que lhe concerne. O estágio capacita o discente, de forma práticas, de suas posteriores atividades profissionais, reduzindo, ao máximo, possíveis erros. O estágio possibilita o desenvolvimento de aspectos indispensáveis à construção da identidade, dos saberes e das posturas específicas ao exercício profissional docente (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse contexto, a formação docente condiciona a aprendizagem do estudante à sua atuação dentro do ambiente escolar, mostrando à sua volta, ferramentas e metodologias aplicáveis ao desenvolvimento e a sua característica pessoal como professor, tendo a possibilidade da complementação da maneira como se comporta o professor, de forma a observação de profissionais atuantes no sistema educacional. O legado que as atividades de estágio supervisionado deixa para o aluno estagiário é o reconhecimento, o contato com a realidade da educação básica, tendo o estudante a oportunidade de compartilhar novas experiências.

  1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO

Dados do aluno

Nome: ISVALDO MACHADO DA SILVA

Matrícula: 2012939313

E-mail: isvaldomachado@gmail.com

Dados da escola ou da instituição educativa não formal

Nome: Unidade Escolar: São Francisco das Chagas

Endereço: Rua, Edimar Nogueira Rebelo s/n

Período de realização

Relatório referente ao período de 18 / 03/ 2016 a 03 / 07/ 2016

Orientação e supervisão

Professora especialista: Tatiana Almeida de Carvalho

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

             A unidade escolar: São Francisco das Chagas está localizada na cidade de Morro do Chapeu do Piauí. É uma instituição de ensino que trabalha com alunos do ensino fundamental, sendo que, pela manhã estudam alunos do 1º ao 5º ano e à tarde alunos do 6º ao 9º ano. É uma escola que está de acordo com os padrões exigidos pelo Mec, com salas amplas, biblioteca, laboratório de informática, sala exclusiva para alunos portadores de necessidades especiais, refeitório e banheiros.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

                            Segundo Brasil (2002, apud INÊS E CARMEN, 2015, p. 360) No Brasil e no exterior, principalmente a partir das décadas de 1980 e 1990, a prática reflexiva vem ganhando cada vez mais espaço na área de formação de professores, fazendo-se presente até mesmo nas reformas educacionais, como nas diretrizes para formação de professores de nosso País (Brasil. CNE, 2002).

              Segundo Inês e Carmen (2015, P. 360) “Nos cursos de graduação, a reflexão sobre a prática pedagógica pode-se realizar por meio de estudos de casos, discussões em grupo, diários coletivos, diários de aula, análise de práticas estruturadas, gravações e discussões de aulas, entre outros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com