TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  24/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 17

 [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

CECÍLIA MARIA DAMASCENO SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade Ocidental

2015

CECÍLIA MARIA DAMASCENO SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular ObrigatórioIII – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutor de sala: Eunice Alves dos Santos

Cidade Ocidental

2015


sumário

INTRODUÇÃO....................................................................................................................01

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.......02

1.1 Caracterização da Instituição..............................................................................02 a  03

2 ROTINA OBSERVADA .........................................................................................03 a 06

3 REFERENCIAL TEÓRICO ....................................................................................06 a 08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL..................08 a 11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO...............................................................................12 a 13

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        .......14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................        .......15

REFERÊNCIAS        .......16

INTRODUÇÃO

O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Municipal Nova Friburgo  localizada no Bairro Nova Friburgo “B”  no município de Cidade Ocidenal- Go. No período de 06/04 a 23/04/2015 no período da tarde  em salas do Ensino Fundamental I com a finalidade de  aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da Unopar – Universidade Norte do Pará.

 Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar , participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.

O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Nova Friburgo foi inaugurada no dia 16 de Abril de 1982, a instituição oferece  Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e EJA, sendo 05 horas em sala de aula e 03 horas dividido entre planejamento escolar e reforço conforme resoluções do CME, a carga horária de 1000 horas e 200 dias letivo conforme Regimento Escolar e atende um montante de 1225 alunos, divididos em três turnos Matutino, Vespertino e Noturno, a estrutura de pessoal e composta de 86 funcionários distribuídos entre  diretora, secretária, coordenação pedagógica, coordenação de turno, professores, serviços gerais, merendeiras , portaria (guarda patrimonial), agentes administrativos e monitores para que acompanha as crianças com necessidades especial, a estrutura física e composta de: uma sala de direção, uma secretária, uma sala de coordenação pedagógica, uma sala de professores, uma quadra de esporte coberta , um depósito de alimento, cantina, um depósito de material,  um pátio coberto, dois banheiros(feminino e masculino) para alunos cada um com cinco divisória, dezesseis sala de aula, área de circulação, três banheiro para funcionários,  uma sala de AEE( Atendimento Educacional Especializado), uma sala para atendimento do SOE (Serviço de Orientação Educacional), uma biblioteca, uma sala de informática.

O PPP (Projeto Político Pedagógico) esta em sintonia com a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96 no sentido de reconhecer a capacidade e autonomia de escolha da escola de planejar e organizar suas ações política e pedagógica a partir da gestão participativa em todos os segmentos a comunidade escolar, processo dinâmico e articulado. A meta é desenvolvimento da autoconfiança do aluno onde este acreditar na própria capacidade de aprendizagem passando a perceber como é prazeroso e importante o estudo, para isto e necessário que as atividades propostas aos alunos sejam direcionadas para a aprendizagem que os habilitem a usar os conceitos apresentados na abordagem e na solução de situações complexas no dia a dia da vida social.  Tanto o objetivo geral, específico e a missão estão em sintonia, pois é citado questões, relativas estratégias para uma educação de qualidade, com ações coletivas e projeto, alternativos num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo, os projetos discutidos coletivamente com o corpo docente e adequado a realidade da comunidade escolar são destacado o PPP os seguintes projetos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com