TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Contagem

2014

ANDREZA CRISTINA DA SILVA ARAÚJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –  EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil  - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor de sala: Valéria de Fátima Romeiro

Contagem

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DA INTISTUIÇÃO.......................................................05

3 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................08

4  PLANO DE INTERVENÇÃO.........................................................................09

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................14

REFERÊNCIAS................................................................................................15


1 INTRODUÇÃO

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, emoções e sentimentos contribuindo para o seu crescimento emocional, social e cognitivo de forma prazerosa e significativa. Neste contexto o projeto “Aprendendo com o BARQUINHO AMARELO ” foi elaborado com intenção de  estimular o gosto e o prazer pela leitura, oferecendo as crianças possibilidades de sonhar, imaginar e construir o seu próprio conhecimento.

 É de suma importância que se introduza o hábito de ler e ouvir histórias desde a educação infantil, estes hábitos devem ser estimulados também pela família, mas a escola precisa aguçar esta vontade nos alunos para que eles possam levar este hábito para casa e pedir para que seus pais leiam para eles com mais frequência.

Os conteúdos e atividades do projeto foram elaborados e aplicados de forma interdisciplinar com atividades dinâmicas explorando a ludicidade, questões relacionadas ao comportamento e as regras sociais foram trabalhadas resaltando valores relevantes, como boa conduta, cooperação e amizade.

O estágio tem como objetivo oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente,  aprender e confrontar a prática com a teoria, através de experiências pedagógicas voltadas à complementação de seu aprendizado visando seu crescimento profissional e humano .

As experiências vivenciadas no campo desenvolvem nos alunos condições favoráveis à continuidade da sua formação, e a possibilidade de elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, à partir do diagnóstico da realidade da educação infantil.

2 ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal Jose Lucas Filho, é composta por 76 funcionários, entre professores, funcionários de apoio, direção e 4 pedagogos. Seu funcionamento se dá nos turnos matutino e vespertino.

De acordo do o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Jose Lucas filho, O currículo deve ser um processo que privilegia a formação do homem em sua totalidade, de forma crítica, reflexiva e integrada no contexto sócio-político-econômico e cultural, tornando-o um ser autônomo, sendo capaz de atuar numa sociedade em constante transformação. Assim, compreendido a partir desse entendimento, os conteúdos não podem se restringir aos clássicos componentes que derivam das disciplinas. E, no início da escolarização, deve ser pensado de maneira totalizadora, pois se trata de um projeto educativo amplo, que refletirá todos os objetivos pretendidos na escolarização, em função das modificações que a escola, como instituição educativa, vem sofrendo nesse processo de reconstrução da própria sociedade.

Portanto, é com uma visão holística que a Escola Municipal Jose Lucas Filho  conceberá os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da Instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.

3 REFERENCIAL TEORICO

É na infância que todos os hábitos se formam, por isso se faz necessário incentivar o hábito da leitura desde esta fase. O contato da criança com a literatura ajuda na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento social, cognitivo e emocional. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como, sentimentos de inveja, carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

Devido à globalização e aos avanços tecnológicos nossas crianças não tem hábito da leitura, os pais quase sem tempo para ler para seus filhos, as histórias e contos deram lugar aos jogos e brinquedos eletrônicos, e com a preocupação em devolver para as crianças e consequentemente para os pais o mundo encantado da literatura que a escola deve trabalhar a literatura infantil buscando informar e conscientizar os pais o quanto é importante ler para o seu filho.

 A escola como instituição social tem a responsabilidade de despertar nos seus alunos o gosto e o prazer pela leitura desde os mais pequeninos, os professores devem ser criativos procurando tornar a leitura interessante aos olhos das crianças, usando objetos, recursos e atividades  diferenciadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com