TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ANA CLAUDIA NUNES DE LIMA WOLSKI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Rio Negro

2015

ANA CLAUDIA NUNES DE LIMA WOLSKI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

TutorA de sala: Leticia Ribas

Rio Negro

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        05

1.1 Caracterização da Instituição        05

2 ROTINA OBSERVADA          06

3 REFERENCIAL TEÓRICO          08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        09

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        15

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Ana Zornig, no primeiro  ano do ensino fundamental, com 22 alunos.

A realização do estágio nesse semestre foi de extrema importância pois pude verificar a relação entre a teoria e a prática, aproveitar o embasamento teórico que temos na sala de aula como alunos, colocando em prática as aprendizagens até então discutidas.

A importância da observação e da intervenção promovendo maior contato com as crianças, professores, pedagogos, pais, compartilhando experiências, adquirindo assim conhecimento sobre a identidade e função do educador infantil.

A intervenção foi uma das etapas mais desafiadoras e enriquecedoras,procurei elaborar aulas diferenciadas, que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos.

O planejamento das atividades foram elaborados através da continuidade dos conteúdos trabalhados pela professora de sala, tabuada, pontuação e a primavera. Procurei trabalhar de foma lúdica e interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar as crianças na aprendizagem.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A instituição é municipal, da rede pública com e atende crianças do Berçario ao Pré Escola I e II; Ensino Fundamental 1º ao 5º ano. Número de alunos no total de 420 alunos.

Iniciou sua atividades no ano de 1992, foi criada uma classe de Educação Pré Escolar pelo Decreto Municipal número 005/92 e autorizada a funcionar pela Resolução Secretarial número 1408/93 de 25/03/93, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Rio Negro, gerenciada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).  A Prefeitura Municipal manteve essa classe no espaço físico pertencente ao Instituto Riomafrense do Bem Estar do Menor – IRBEM, localizada na rua Maximiano Pfeffer, 1960, bairro Estação Nova, Rio Negro, Paraná.

              Na época a clientela era composta de alunos pertencentes à classe de baixa renda, oriundos de famílias de diversas localidades do Município sendo atendidos um período na Pré-Escola, pertencente ao Município e outro período, matriculados e atendidos pela Entidade Filantrópica Casa da Criança e do Adolescente Ana Zornig, com fins de um atendimento social dentro da formação dessas crianças.

          Após, cumprindo mais uma meta do Plano Decenal de Ação desse Município e de acordo com a Lei Municipal número 1062/97 de 22/09/97 criou a Escola Municipal “Ana Zornig”, Educação Infantil e Ensino Fundamental, que teve e continua tendo como prioridade máxima o atendimento e atenção integral à criança, garantindo-lhe assim, um dos seus direitos assegurados pelo artigo 203 da Constituição Federal que estabelece: “É direito da Criança e Adolescente, acesso e permanência à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. É direito do cidadão saúde, atendimento em Creche e Pré-Escola.

         Pela Resolução número 632/98 resolve autorizar o funcionamento dessa Escola, onde a administração e orientação pedagógica é feita pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro.

        Iniciou e continua tendo suas atividades enquanto Escola em regime de comodato no espaço físico do IRBEM (Instituto Riomafrense do Bem Estar do Menor) atendendo as crianças de 0 a 3 anos na Creche, de 4 a 5 anos na Pré-Escola e a partir dos 6 anos no Ensino Fundamental.

         Ao final do ano de 2013 será encerrada a parceria com o IRBEM, pois esta instituição cessará suas atividades. Desta forma, para continuar atendendo a demanda de alunos cujas necessidades estão delineadas nesta proposta, a Escola Municipal Ana Zornig começou a ofertar Educação em Tempo Integral a partir do ano de 2014.    

         A escola tem como função social/missão a atender as necessidades individuais dos alunos e o desenvolvimento dos mesmos em todos os aspectos, tendo por finalidade assegurar aos alunos o acesso ao conhecimento sem interrupção no processo ensino aprendizagem.

            A escola trabalha auxiliando os alunos reconhecer a importância das habilidades de relacionamento e construção de sua personalidade, descobrindo as relações interpessoais facilitando a convivência no grupo assim contribuindo  para a construção para do cidadão. O caminho da construção da leitura é percorrido pelas crianças e professores durante o período da educação infantil e pré-escola,  seguindo o ritmo de cada um dando continuidade ao ensino fundamental.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (496.5 Kb)   docx (366.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com