TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneraçoes

Tese: Remuneraçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Tese  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Além da remuneração é de extrema importância que haja um plano de incentivo, para que os colaboradores não desanimem, executando suas tarefas com cada vez menos qualidade e rapidez, e não migrem para outra empresa.

O plano de incentivo pode ser desde uma promoção de cargos até bônus em dinheiro, cuidando para que o incentivo de um funcionário não seja a desmotivação de outro, e que as metas e objetivos a serem atingidos não sejam impossíveis.

A remuneração fixa é uma maneira de a empresa ter controle sobre seus gastos e um modo de atrair novos colaboradores, mas ela não leva em consideração o desempenho do funcionário e seus resultados, e sim o tempo por ele gasto no serviço, gerando uma frustração ou desilusão em relação ao trabalhador para com sua atividade a ser desenvolvida. Já a remuneração variada leva em conta esses pontos e tem por objetivo fazer do executivo ou de qualquer funcionário um aliado e um parceiro nos negócios da empresa.

Um exemplo de remuneração variável é a bonificação anual, que é oferecida no final do ano aos funcionários em função da sua contribuição para o desempenho da empresa. Porem o executivo só recebe se a empresa tiver os ganhos combinados no início do exercício.

Existem também a opção de distribuir ações da empresa aos funcionários, aos de cargo administrativo, em forma de compensação pela excelência atingida em seu trabalho; o objetivo dessa forma de compensação é fazer com que o funcionário seja também um acionista e dessa maneira tenha mais interesse em ver a empresa

crescer e prosperar, desempenhando com mais vontade e carinho seu papel dentro dela.

Outra maneira é a participação nos resultados alcançados, onde o funcionário recebe uma percentagem pelos resultados atingidos pela empresa e por seu setor.

Na distribuição do lucro aos funcionários a organização distribui anualmente entre seus funcionários uma percentagem do lucro liquida dela.

Remuneração Tradicional – Pagamento de salário previamente estabelecido para o cargo. A avaliação de desempenho não afeta a remuneração da pessoa. Não motiva nem estimula envolvimento com o negócio da empresa.

Remuneração por competência – Pagamento mensal ou anualmente varia de acordo com a avaliação do desempenho. A avaliação do desempenho afeta diretamente a remuneração da pessoa. Funciona como fator motivador e estimula o envolvimento com as metas da empresa.

Vantagens e desvantagens da remuneração por competência

Vantagens

- Facilita a identificação dos pontos fortes e fracos de cada funcionário

- O treinamento torna-se útil para cada funcionário, por ser específico e os

objetivos bem definidos

- Os funcionários sentem-se mais motivados

- Funcionários com potencial inexplorado podem crescer na empresa

Desvantagens

- Funcionários menos competentes podem sentir-se inseguros

- A possível diferença salarial entre funcionários que ocupam o mesmo cargo

pode gerar insatisfação

- A motivação pode desaparecer ao longo do tempo se o incentivo se rotinizar

- Pode gerar angústia e ansiedade

De acordo com a análise feita na empresa existem os seguintes planos de incentivo:

Os vendedores recebem salário variável de acordo com a quantia

de vendas no mês. Também para eles existe uma premiação, os 5 (cinco) melhores do mês, em todas as lojas da Restoque, concorrem a um ipad. E uma campanha uma vez por mês onde todos os vendedores da Restoque passam por um teste, como montar um look book, e o vencedor é premiado, como por exemplo, com um tablet.

É feita uma gincana uma vez por ano e nela os prêmios são vales para serem trocados por produtos da própria loja, isso para vendedores e estoque.

E o único plano de incentivo que existe e envolve os caixas, é a seleção interna, onde os caixas têm a oportunidade de serem promovidos para vendedores.

*criar um plano de incentivo para os caixas*

O problema é: não existe um plano de incentivo para os caixas alem da promoção de cargos.

De que maneira será verificado se o projeto está sendo executado conforme planejado?

Que observações serão feitas para avaliar seus resultados?

Como serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do projeto? Que indicadores de

resultados serão usados?

Que medidas preventivas serão adotadas para assegurar o sucesso do projeto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com