TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação Dos Projetos Pelo Diagrama De Rede

Monografias: Representação Dos Projetos Pelo Diagrama De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 16

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

1. INTRODUÇÃO

Vimos anteriormente que existem três sistemas de produção diferentes: sistemas de produção contínua, intermitente e sistemas de produção por projetos. Para primeiros sistemas, os conceitos fundamentais sobre a programação da produção foram vistos anteriormente. O presente estudo tratará da programação e do controle de projetos.

Como se recorda, projetos são constituídos de conjuntos únicos de operações projetadas para atingir certos objetivos, dentro de um dado limite de tempo. Para muitos projetos, esse envolvido é longo e os custos associados são significativamente altos; existem por vezes centenas e até milhares de atividades que devem ser planejadas e coordenadas para que o projeto esteja terminado dentro do prazo, do custo e dos padrões de qualidade especificados.

Duas das mais conhecidas técnicas para planejar e coordenar projetos em grande escala são o PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o CPM (Critical Path Method) técnicas especialmente úteis em situações onde os gerentes têm responsabilidade pelo planto, programação e controle de grandes projetos contendo muitas atividades levadas a diferentes pessoas, de diferentes habilidades.

O PERT foi desenvolvido em 1958, graças aos esforços conjuntos da marinha norte americana Lockheed Aircraft e da firma de consultoria Booz, Allen and Hamilton. O problema que se punha à época era o desenvolvimento do submarino atômico Polaris, cujo projeto e milhares de operações a cargo de mais de 3.000 empreiteiros e subempreiteiros. Hoje o PERT é usado tipicamente em projetos cujas estimativas de tempo não podem ser previstas com certeza, obrigando ao uso de conceitos estatísticos.

O CPM foi desenvolvido em 1957, quando consultores da Remington Rand Univac, divisão da Sperry Rand Corporation) receberam, por parte da Du Pont Corporation, a tarefa de criar uma técnica de programação para a construção, manutenção e desativação de fábricas de produtos químicos. O CPM é usado para projetos cujos tempos de operações podem ser considerados determinísticos, ou seja, conhecidos com certeza. Com o tempo, entretanto, as diferenças PERT e o CPM foram se atenuando e pode-se dizer, atualmente, que essas duas técnicas muito em comum. Os conceitos que iremos desenvolver, como regra geral, valem tanto para o PERT como para o CPM.

2. Representação dos Projetos pelo Diagrama de Rede

Como já comentado, um projeto pode ser visualizado como um conjunto de operações

conduzidas numa certa seqüência para atingir dados objetivos. As operações que participam em um projeto, consumindo tempo e recursos, são chamadas de atividades. Para representar essas atividades e a ordem em que são efetuadas, usa-se o chamado Diagrama de Rede, que guarda algumas semelhanças e algumas diferenças com o Diagrama de Procedências para representar as operações de uma linha a ser balanceada.

No Diagrama de Rede, cada atividade possui um início e um fim, que são pontos no tempo. Esses pontos no tempo são conhecidos como eventos. As atividades são representadas por setas e os eventos — ponto inicial e final — por círculos (chamados também de nós). A seta aponta para o círculo que representa o evento final, para dar a idéia de progressão no tempo. As atividades são representadas por números ou letras e os círculos são numerados, em ordem crescente, da esquerda para a direita.

Para dar um exemplo muito simples de um Diagrama de Rede, imaginemos que alguém esteja pensando em oferecer um jantar. A decisão de oferecer o jantar pode ser considerada a primeira atividade no projeto "oferecer um jantar". O ofertante, tendo decidido positivamente pelo jantar, irá agora comprar os ingredientes e fazer uma lista cuidadosa dos convidados. Essas duas atividades podem ocorrer ao mesmo tempo, embora ambas só possam ter início após a decisão de oferecer o jantar. Uma vez elaborada a lista de convidados, é possível enviar os convites. Por outro lado, uma vez comprados os ingredientes, é possível preparar o jantar. Uma vez preparado o jantar, pode-se deixar a casa em ordem para a recepção. Segue-se a recepção aos convidados, que deve obrigatoriamente ocorrer após a emissão dos convites e após se deixar a casa em ordem. Finalmente, recepcionados os convidados, pode-se servir o jantar, e dar por encerrado o "projeto". O Quadro 1 resume as informações acima:

Quadro 1 — Atividades Envolvidas no projeto "Oferecer um Jantar

ATIVIDADES DESIGNAÇÃO ATIVIDADES

PRECEDENTES IMEDIATAS

Decidir oferecer o jantar A Nenhuma

Comprar ingredientes B A

Fazer lista de convidados C A

Fazer o jantar D B

Expedir os convites E C

Colocar casa em ordem F D

Recepcionar convidados G E,F

Servir o jantar H G

Figura 1 — Diagrama de Rede para o Projeto "Oferecer um Jantar"

Num Diagrama de Rede, denomina-se caminho a qualquer seqüência de atividades, que leve dono inicial ao nó final. Na Figura 14.1, por exemplo, distinguimos dois caminhos, contendo as seguintes atividades:

Caminho 1: A B D F G H

Caminho 2: A C E G H

Chama-se de duração de um caminho à soma das durações de todas as atividades que o compõem. Em um Diagrama de Rede, o caminho com a maior duração é chamado de caminho crítico e governa o tempo de término do projeto: o tempo de término de um projeto é igual à duração de seu caminho crítico. Qualquer atraso neste caminho, automaticamente determinará um atraso no projeto. As atividades do caminho crítico são chamadas de atividades críticas. Nenhuma dessas atividades pode se atrasar, sem que o projeto também se atrase. Numa linguagem típica, dizemos que essas atividades não têm folga ou, equivalentemente, que sua folga é zero. Em outros caminhos que não o caminho crítico, as atividades podem sofrer algum atraso sem que isso implique em atraso do projeto.

Exemplo 1

Dado o Diagrama de Rede abaixo, determinar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com