TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Cem Linguagem

Casos: Resenha As Cem Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  2.392 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA

Edwards, Carolyn. Gandini, Lella. Forman, George. As Cem Linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação de primeira infância. Porto Alegre: Artmed,1999 320p.

As Cem Linguagens da Criança esclarece o trabalho executado no conjunto escolar em Reggio Emilia, que está situada no norte da Itália. Este livro esta elaborado sobre uma meditação da natureza da condição humana no inicia de sua vida, e como pode ser estimulada e guiada através de diferentes meios culturais.

O sistema escolar de Reggio é descrito da seguinte forma: Uma coleção de escolas infantis, cujo potencial social, intelectual, emocional e moral da criança é cultivado cuidadosamente e orientado. Sendo que a principal abordagem didática envolve a criança em projetos de longa duração e envolventes, sendo realizados dentro de um contexto saudável, belo e pleno de amor.

Contexto histórico:

Reggio Emilia está situada na região Emilia Romagna nordeste da Itália e tem cerca de 130.000 habitantes. Tendo seu sistema de educação infantil reconhecido no mundo inteiro pela abordagem Reggio Emilia pois elaborou um conjunto inovador e singular de trabalhar as suposições filosóficas curriculares da pedagogia e da organização escolar. Seu principal colaborador foi Loris Malaguzzi, um jovem intelectual professor que construiu uma escola após a Segunda Guerra Mundial. Tendo como característica pequenos grupos de estudo e aprendizagem de projetos, tendo a continuidade de alunos e professores sendo dois professores na mesma classe trabalhando consecutivamente por três anos – tendo o método de gerenciamento sempre baseado na comunidade.

Em metodologia Reggio Emilia, a base da educação é a atividade comunitária com a exploração das atividades feita de forma conjunta entre alunos e professores que abrem tópicos à discussão e especulação.

Os alunos são encaminhadas lentamente entre as atividades sendo encorajadas a repetir as experiências fundamentais observando e reobservando, a apresentar e reapresentar, levando a considerar e reconsiderar. Desta forma, o trabalho estudantil em Reggio Emilia, está sempre sendo reexaminado e experimentado.

A característica que diferenciou Reggio Emilia foi o alto e continuo investimento na educação de crianças com idade entre 3 e 6 anos.

História de Loris Malaguzzi

Loris Malaguzzi por sete anos trabalhou ensinando em uma escola do governo, saindo por ser contra o método didático indiferente. Indo a Roma estudou psicologia e ao retornar a Reggio Emilia trabalhou num hospital de saúde mental e em escolas administradas pelos pais onde junto aprendeu a trabalhar bem comum.

Foi em 1963 que criou a primeira escola infantil municipal, onde houve uma ruptura com a educação oferecida pela igreja católica.

Princípios básicos

Malaguzzi idealizou a educação infantil como um organismo com vida integral. Tendo o sistema escolar expando para as famílias, podendo conhecer e participar, sendo assim expandido para a cidade. Com ambientes bem estruturados e coordenados para um ambiente escolar agradável, tendo também outros aspectos, como: relação emocional entre professor e alunos, de amizade e companheirismo entre os alunos, com redes de comunicação (fazendo intercâmbios), e proporcionando formação contínua.

Teorias da aprendizagem:

Em Reggio Emilio observou-se que as crianças podem e deve usar a própria imaginação criativa para adquirir, assimilar, ordenar e até mesmo encontrar outros significados ao oferecido, obtendo progresso no mundo das possibilidades e das necessidades.

Da teoria á prática

Reggio Emillia tem como núcleo da abordagem as teorias e experiências obtidas na educação ativa do aluno, da família, do professor e da comunidade. Onde juntas, conectam a comunidade a uma cultura que ativa criativamente o crescimento individual e social.

Em Reggio o currículo é baseado nas incertezas dos alunos porem não é verdade que falte ou que não se tenha planejamento ou currículo. Há um equivoco de que haja apenas a improvisação. Porem não é esse o fato e não confia apenas no acaso. Podemos afirmar que estar com as crianças pequenas é trabalhar com incertezas e inovações e que a aprendizagem tem fluxo próprio, seu lugar e tempo;

Espaços de desenvolvimento pessoal e educacional

Os educadores de Reggio Emilia tendo sua filosofia e seus programas educacionais estabelecidos puderam planejar e criar a estrutura do espaço físico. Como Tiziana Filippiniaponta, os professores de Reggio Emilia dizem que o espaço favorece muito a interação social, a aprendizagem e a exploração, como também o espaço precisa ter um “conteúdo” educacional, contendo imagens, mensagens educacionais devendo possuir estímulos incentivando a experiência e a aprendizagem construtiva.

O papel do professor concentra-se na provocação de descobertas, proporcionando uma espécie de facilitação, mostrando o caminho, incentivando o estar alerta e inspirando e estimulando o diálogo, com ações conjuntas e de co-construção da percepção de aprendizagem e conhecimento pela criança. Tendo o conceito que a descoberta e aprendizagem intelectual é um processo social, o profissional auxilia as crianças menores incentivando e ouvir e aprender com os outros, incentivando o aluno a acreditar em seus argumentos, considerações sobre seus objetivos e ideias, buscando se comunicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com