TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Linguagem De Eulália

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: A Linguagem De Eulália. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 3

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolingüística. São Paulo: Contexto, 2010.

O Autor:

Marcos Bagno, nasceu dia 21 de Agosto de 1961 em Cataguases. É um professor, linguísta e escritor brasileiro. É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas.

Atua mais especificamente na área de sociolingüística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil.

(Informações retidas do site: www.wikipedia.com.br)

A obra:

O livro ‘A língua de Eulália’ tem como principal objetivo mostrar o uso de uma linguagem “diferente” e provar que nem sempre está linguagem pode ser considerada um erro no português. O diferente modo em que as pessoas falam pode ser explicado. A língua portuguesa está se modificando cada dia mais, e devido a essa modificação recebe outras palavras que pertences a diversos idiomas.

O autor organiza o livro em uma conversa. A personagem principal do livro, Professora Irene, recebe em sua casa nas férias a sua sobrinha e mais duas amigas da faculdade. Logo no começo das férias, as meninas acham super engraçado o modo que Eulália, amiga de Irene, fala. Desde então, entram os conhecimentos linguisticos de Irene, que procura explicar que Eulália não fala errado, se trata apenas de um falar diferente. Disperta-se a curiosidades das estudantes e Irene propõe aulas durante o período de férias.

Penso que o autor utilizou meios interessantes para tal abordagem, como os diálogos, debates e a maneira como abordou cada ‘tema’ da língua portuguesa, por exemplo. A novela criada pelo autor nos convida a fazer uma grande viagem pelo mundo da linguagem e nos ajuda a entender mais sobre a nossa língua portuguesa, em todos os seus abrangentes aspectos. É importante observar que o intuito do autor é ‘classificar’ o português padrão e o português não-padrão em um mesmo patamar e que por mais estranha que possa parecer certos modos de falar e pronunciar, cada uma delas possuem uma origem explicável dentro da história da nossa língua portuguesa.

Em síntese, o livro acusa e mostra preconceitos e o que o mais importante é deixar claro que não existe um jeito correto ou errado de se falar, mais sim que existem culturas, heranças linguisticas, regiões, aldeias, estados diferentes e que devemos respeitar o modo de falar de cada ser humano. O nosso país é muito rico em cultura e a diversidade de nossas línguas é muito importante e não deve ser alvo de preconceitos.

Penso que o livro já está sendo muito importante em minha formação pois aprendi a não julgar erradas ou até mesmo ‘ignorantes’ as pessoas que possuem outras maneiras de falar, já que o português é sempre o mesmo. A linguagem utiliza é de fácil compreensão. Porém, em diversas partes, a leitura do livro se tornou cansativa. Alguns diálogos eram muito explicativos e as falas grandes, o que dificultava um bom entendimento, já que exigia uma certa sabedoria e lembrança sobre assuntos aprendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com