TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Linguagem

Por:   •  23/2/2016  •  Resenha  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 10

LINGUAGEM

        Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita, gestos, mímicas ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem. A linguagem permite que o indivíduo simbolize seu pensamento e decodifique o do outro.

A autora relata que a linguagem esta presente em todos os momentos da vida, que a todo o tempo queremos dizer algo, mesmo em quando optamos pelo  silencio, então cabe ao outro interpretar o que queremos dizer.

A linguagem é uma construção histórica de vários códigos, pelo qual eles se comunicam. A língua é um exemplo dessa diversidade, pois em um mesmo país, um alimento é interpretado por vários nomes diferentes, isso é a diversidade da cultura existente em cada região. Quando se trata da linguagem cultural, a palavra traz mais que um referencia, ela da origem a  imaginação, como quando falamos em um certo tipo de comida, logo imaginamos o acompanhamento, isso é diferenciado a cada individuo. O significado emerge das relações sociais, é a palavra que designa o objeto, porém o significado pode transformar-se a cada período, ou local.

Outra linguagem muito usada entre os humanos é a escrita. Essa é fundamental para registros de informações, que quase sempre torna-se parte de uma historia.

A fala surgiu da necessidade de comunicação e a escrita se tornou indispensável  para os registros históricos e muitos outros na vida individual e social. Durante todo o momento estamos usando a escrita, através de cartas, currículos, trabalhos escolares, certidões de nascimento, casamento etc. o cotidiano de cada individuo é um registro histórico mediado pela linguagem escrita, tudo é registrado, hora de trabalho, históricos escolares, consumo, saúde e muitos outros.

Se pensarmos na linguagem das cavernas, dos homens que identificavam os sinais da natureza, e compararmos com  os signos desenvolvidos até hoje é nítido que ampliou se muito a comunicação humana. Por esse motivo a linguagem tem grande importância  dentro das ciências humanas e sociais, principalmente na sociologia, psicologia, e na linguística.

Agora  a autora faz referencia as teorias de Vygotski, que  diferencia os homens de outros animais é a forma como ele age no mundo,sendo que sua ação é uma construção que se originou através da divisão técnica do trabalho. Esse fator foi essencial para o desenvolvimento da linguagem, sendo esta é uma construção histórica no desenvolvimento cultural  de homens e mulheres.

Nas teorias marxistas a linguagem se desenvolveu, porque na divisão técnica do trabalho, houve a necessidade de comunição, que era feita por meios de códigos. Entende-se então que a linguagem é tão antiga como a consciência.

Segundo a ideologia de Marx e Engels  a linguagem não é autônoma, porem o próprio Engels diz que as mudanças que ocorrem nas instituições sociais tem causas econômicas, o que nos leva a acreditar na autonomia da linguagem na formação social. Essa contradição nos mostra que a linguagem pode ser estudada por pontos de vista diferenciados, sendo que ela pode ser individual, social, física, fisiológica e psíquica. Não podemos pensar na linguagem fora da vida social, nem limitá-la a língua e fala. No entanto pensá-la na dimensão ideológica nos facilita a compreendê-la dentro do pluralismo existente.

A autora trata o assunto na sua teoria histórico e cultural, já que essa é importante para entender o homem na sua construção histórica e social.

A linguagem antes utilizada somente para identificar  objetos durante o processo de trabalho, passou a designar funções múltiplas entre indivíduos, como a transmissão do conhecimento e o acumulo, fator fundamental na sociedade capitalista. A linguagem é composta pela comunicação e significação, sendo esta ultima  ligada aos signos, que constituem a consciência. Partindo deste pressuposto fica claro que linguagem e consciência não se separam e são fundamental para desvendar a evolução do homem. Por meio da linguagem o homem ganhou autonomia para desenvolver seu trabalho. Somente o humano tem essa capacidade de planejar seus atos e imaginar objetos e ações não presente, criar um mundo além, através da imaginação. Para Vygotski a linguagem se inseri na constituição do sujeito histórico e social, sendo ela responsável pela consciência dentro das relações sociais. A linguagem traz duas funções a comunicação entre os homens e a transmissão de um conhecimento histórico e cultural durante gerações. Ela também desenvolve as funções psicológicas, como raciocínio lógico, memória voluntaria etc.

Os signos traz uma facilidade para que o sujeito se introduza em uma realidade de forma consciente, sendo que a consciência se constituem nas relações sociais, e assim o sujeito se torna autônomo para ter decisões e vontade própria.

A linguagem traz significados através dos signos, já a consciência se apropria dessa significação nas relações cultural e social, entre os indivíduos.

Homens e mulheres são seres culturais, sendo humanos através de apropriação cultural produzida por eles mesmos.

Existem duas dimensões para compreender a constituição do sujeito. A primeira delas é um sujeito passivo que é constituído socialmente pela apropriação dos significados das relações sociais, ou seja, dependente da ação do outro. Por outro lado há o sujeito ativo, possuindo significado particular, determinando características que determinam esse processo de significação. As singularidades correspondem às condições e contingências sociais a que foram submetidos e ao mesmo tempo as que constituíram.

A apropriação da linguagem representa importância para a constituição da fala interior, estabelecendo a capacidade da auto regulação do sujeito.  A linguagem interna é dominante do sentido da palavra em seu significado, também pela constituição da auto regulação para a conduta.

Vygotski conclui através de um exemplo de uma situação cotidiana da maternidade, onde, o bebê esticando o braço em direção ao objeto e a mãe interpretando como que a criança quer, ela faz com que passe operar com base nesse movimento.

Além desse processo, há a relação entre pensamento e linguagem, onde são distintos, mas ao mesmo tempo inseparáveis a partir do desenvolvimento da consciência. Vygotski identifica o significado da palavra como unidade desta relação, sendo um fenômeno do pensamento e da linguagem.

A transformação da palavra incide sobre o sujeito com transformações também levando a um pressuposto marxista, onde o homem em sua atividade transforma o mundo e, concomitantemente transforma a si mesmo, numa relação dialética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com