TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO

Por:   •  23/8/2016  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Thiago Amud Bianchin

RESENHA CRÍTICA

CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO

Florianópolis-SC

 JUNHO 2013

RESUMO

O livro Cartas a um Jovem Advogado é escrito pelo advogado Francisco Müssnich em que ele compartilha com os leitores algumas situações que passou durante a sua carreira.

É utilizada uma linguagem coloquial em que o autor relata sua experiência pessoal desde os seus dias de estudantes até os dias de hoje, apontando experiências, dicas e sugestões para os jovens estudantes de Direito que querem seguir na carreira da advocacia.

A motivação para a carreira jurídica, segundo o autor, não deve ser unicamente por motivos familiares. Existem talentos pessoais, que o indivíduo que aspira ter uma carreira de sucesso como advogado deve observar, como o domínio da escrita, essencial para redigir petições, pareceres, artigos, análises, etc, além da facilidade para estabelecer relacionamentos construtivos com as pessoas e a capacidade de traçar estratégias e se colocar no lugar da outra parte durante um confronto.

É traçado também a importância de se adquirir um sólido conhecimento jurídico, que inicia-se na escolha do local em que será feito o curso de Direito, a forma de estudar e a aproximação com os professores, além da dedicação em atividades normais do dia a dia, como o esporte e o namoro.

É apresentado a importância da dedicação no estágio profissional, a diferença em dar o melhor possível, beirando a perfeição, nas tarefas que são designadas ao estagiário. O comportamento pessoal, modo de falar, de se vestir e de comunicação com as outras pessoas também é colocado como fundamental para que se realize um bom estágio.

Já como advogado profissional o autor traz diversos episódios que contem lições úteis para jovens advogados, estagiários e estudantes do Direito, adquiridos durantes seus 31 anos de profissão e 26 anos de magistério.

RESENHA CRÍTICA

Entre os pontos importantes do livro destacam-se alguns episódios que demonstram fatores fundamentais para o sucesso do autor.

O Direito é apresentado como uma atividade multidisciplinar que absorve conhecimentos de outras matérias como a Economia, Psicologia e Engenharia. A percepção disso forma um profissional mais denso, com maior poder de organização, aliada a já necessária competência técnica. O saber jurídico juntamente com o conhecimento de outras áreas irá diferenciar o bom profissional dos excepcionais.  

A formação acadêmica, principalmente a especialização no exterior, é tratada pelo autor com muita cautela. Um mestrado no exterior com certeza irá preparar o profissional com um raciocínio mais afiado, com novas maneiras para examinar os problemas de forma crítica e analítica, além do amadurecimento natural ocorrido pela experiência. Porém, tal formação, não o faz melhor que ninguém, é preciso da mesma forma trabalhar duro e demonstrar a sua capacidade para ganhar espaço no mercado de trabalho. O longo período fora do Brasil é também um ponto a ser observado, já que as leis brasileiras estão em constante transformação e existe o risco de se ficar com o conhecimento desatualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com