TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartas a um jovem advogado

Tese: Cartas a um jovem advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Tese  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

MUSSNICH, F. Cartas a um jovem advogado; Paixão, Determinação e Talento. 7ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Elsivier, 2007. 182 pg. ISBN: 978-85-352-2177-0

RESENHA

Francisco Müssnich é advogado na área societária, e hoje em dia Professor da PUC Rio de Janeiro e sócio do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão, divide em seu livro Cartas a um jovem Advogado em 25 breves capítulos instigantes, qual todo advogado ou futuro advogado deve ler.

Este livro pode mostrar com experiências pessoais muito interessantes, do autor mesmo, de como ser um bom advogado, e como ultrapassar os obstáculos que pode encontrar pelo caminho acadêmico, e no começo profissional de um jovem advogado.

Como absorver lições encontradas pelo caminho, e descobrir se tem ou não um talento para advogar. Cita também a importância da escrita e leitura, e em como se relacionar com as outras pessoas influencia em como você vai ser depois de se profissionalizar “Ser advogado é, sobretudo, lidar com pessoas, conquistá-las e interagir com elas sempre de maneira construtiva e favorável” (pg 6).

Em outra parte deste mesmo livro, ele nos fala sobre sua experiência com o tão temido Exame da Ordem, e a importância da Ordem para o advogados, qual ele que é “ Uma oportunidade de contribuir para aprimorar o sistema judiciário brasileiro” (pg 74). Depois da seguimento dando uma breve explicação sobre a tendência para o futuro desta profissão, citando e explicando sobre a arbitragem, que já existe a anos no Brasil, porém só esta ganhando espaço a algum tempo, outra área promissora do Direito são a Econômica e a Societária, qual Francisco atua.

Dando sequencia em sua obra, Müssnich dá ênfase na parte em que é muito importante um advogado saber falar bem, pois não vai poder ler um processo na frente do juiz, e diz que “Ler é correr o risco de que a maioria dos ouvintes durma ou pense em outra coisa durante o discurso” (pg 90).

Em um dos seus capítulos Müssnich fala sobre o sonho da maioria dos graduandos de direito: ter seu próprio escritório. E nos fala sobre sua incrível experiência de montar seu escritório, e seguindo a linha de pensamento de como é ter seu próprio escritório eles nos conta sobre a sua obrigação moral de fazer atendimento voluntario ou como ele mesmo chama: advocacia voluntaria.

Para ser um bom advogado e conquistar clientes, o seu talento é muito importante, mais não somente isso, é preciso saber cobrar seus clientes, assim saber contar o como fazer seus honorários, nesta parte do livro Müssnich fala sobre como fazer a contabilidade dos honorários.

E nos capítulos finais deste livro Francisco Müssnich como em todo o livro usando de exemplos pessoais de como fazer seus negócios irem para frente e em como é importante ser sigiloso em processos importantes para seu âmbito de trabalho, outro fator muito importante para quem realmente quer se dar bem como advogado é sempre “vestir a camisa”, como já diz o nome deste respectivo capitulo, do seu cliente, e sempre dar total atenção quando se está com ele.

E nos últimos capítulos ele nos conta como é defender alguém que está sendo acusado, e como mídia em certos casos ajudam a na defesa do clientes, e como dar a volta por cima em casos como este mesmo estando sobre os holofotes da mídia.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com