TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: Dossiê RH. Departamento De Eficiência Organizacional

Trabalho Escolar: Resenha Critica: Dossiê RH. Departamento De Eficiência Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Dossiê RH

Departamento de eficiência organizacional

Segundo o especialista Edward Lawler III, da Marsharll Scholl o lógico seria combinar RH e estratégia corporativa numa nova unidade.

Segundo o especialista Lawler, o lógico seria combinar RH e estratégia corporativa numa nova unidade. As mudanças que aconteceram em sua função nas ultimas décadas foi um fator positivo e de extrema importância para um ambiente competitivo no qual vivenciamos no dia de hoje, antes o RH lidava principalmente com questões administrativas e hoje vem lutando para ganhar mais espaço e assim se tornar um ¨parceiro nos negócios. Concordo quando Lawler diz que o segredo para o futuro sucesso não é tornar-se um parceiro de negócios, mas concentrar-se na eficiência organizacional, sugerindo que o melhor ponto de entrada para fazer grandes contribuições para a eficiência organizacional esta no gerenciamento do capital humano. Acredito que dessa forma o RH pode ir além e desenvolver sua capacidade, conhecimento, competência e lidar de maneira forte e decisiva com questões relativas à estratégia da organização, sua estrutura e seus sistemas de trabalho. As pesquisas revelam, que muitos gestores não são receptivos à colaboração do RH em questões referentes à estratégia e ao desenho organizacional; assim, pode haver alguma resistência. O RH não deve preocupar-se somente com a implementação, mas também com a elaboração da estratégia. São duas áreas de formulação de estratégia em que o RH tem de ser ativo. A primeira está no gerenciamento de todo o processo de criação de estratégia, uma questão de comportamento organizacional que envolve processos de comunicação, de desenho organizacional e liderança. A segunda é garantir que a estratégia reflita avaliações realistas do capital humano existente na empresa, de que capital humano é possível obter e como o capital humano pode ser combinado para criar o tipo de capacitações e competências organizacionais necessárias à execução da estratégia. Discordo quando Lawler diz está convencido de que as funções de RH que não agregam valor com respeito às questões chaves de eficiência organizacional acabarão por desaparecer. Acho que ele foi muito radical na sua colocação já que percebemos claramente que houve um crescimento positivo nas ultimas décadas, e a tendência é alcançar seus objetivos sim, ele vem demonstrando capacidade, competência, conhecimento, crescimento, e reconhecimento em sua função. Talvez realmente precise passar por algumas mudanças estruturais na sua organização para está influenciando sua estratégia. Assim como Lawler também acho que seria interessante combinar RH e a estratégia de negócios em uma nova unidade chamada “eficiência organizacional”. Essa unidade deveria ser encarregada de facilitar o desenvolvimento e a implementação da estratégia de negócios da empresa e ter ampla gama de papeis, incluindo coleta de dados, monitoramento e avaliação da eficácia das estratégias e decisões, avaliar e gerenciar os talentos e determinar as atividades dos talentos-chave. Sinceramente acredito que num futuro não tão muito distante acontecerá esta mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com