TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Texto: A Importância E Uma Nova Abordagem Para A Comunicação Organizacional Na Era Do Conhecimento

Dissertações: Resenha Crítica Do Texto: A Importância E Uma Nova Abordagem Para A Comunicação Organizacional Na Era Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.606 Visualizações

Página 1 de 3

Este artigo tem por objetivo mostra como os avanços tecnológicos estão ligados a comunicação organizacional. A medida com que nos aprofundamos mais nos novos métodos tecnológicos, o ambiente profissional tende a se moldar e acompanhar tal crescimento para que assim possa manter uma melhor relação entre a empresa e o cliente.

O autor do texto nos mostra que depois de muitas alterações nos campos econômico, cultural, social e tecnológico, deu-se inicio a um novo processo de mudanças que levou o nome de “Nova Era do Conhecimento”, onde trazia muitas novidades e benefícios para com a empresa, ou seja, a partir dali nascia uma nova cultura onde a forma de interatividade organizacional se tornaria mais otimizada, e principalmente, a comunicação ficaria mais eficaz e dinâmica. Porém, mesmo com tantas facilidades essas transformações seriam desafiadoras, pois, as empresas ainda teriam de se moldar a nova economia e as tecnologias da informação.

A comunicação no contexto organizacional não era vista com bons olhos, pois era encarada como algo que não traria benefícios para as empresas e nem eram notados resultados finais. Porém, atualmente pode-se perceber o quanto essa visão mudou. Quando a comunicação empresarial ocorre de forma incorreta, a tendência é que haja perdas da parte da empresa em relação a oportunidades, visibilidades, negócios e etc., mas se for bem administrada gera diversos benefícios.

É importante frisar também que a comunicação interna é fundamental. Uma empresa é vista de acordo com a imagem que se é passada, sendo assim, quando se há internamente uma boa interatividade e comunicação entre os funcionários, é refletido então diretamente para a empresa, logo, externamente.

Outra situação abordada no texto é a dos conflitos gerados entre funcionários e empregadores. Esses conflitos fazem com que haja transtornos, além de passar uma péssima impressão da empresa. Devido a esses tipos de problemas e outros que são gerados internamente, toda empresa deve fazer um investimento na área de T.I. (tecnologia de informação), que gera um elo entre seus vários setores, clientes, fornecimento de informações e etc., com o objetivo de criar uma aproximação das relações, tornando as respostas positivas e o desenvolvimento na empresa mais rápido.

Com essa nova era dos conhecimentos, novas tecnologias (como a internet e equipamentos mais modernos) vêm se tornando uma ferramenta extremamente importante para uma maior aproximação entre a instituição com o público externo. Já em relação a parte interna, esse método de comunicação (intranet) pode se tornar ainda mais eficaz, pois faz com que o fluxo de informações dentro da empresa flua de forma mais rápida e dinâmica, para que assim todos os objetivos traçados sejam concluídos com mais agilidade.

O autor nos propôs a refletir sobre a realidade das empresas antes e depois da nova era do conhecimento. Devido aos avanços tecnológicos, o número de dados em informações aumentou fazendo com que haja mais necessidade de transpassar essas informações, e isso exige um maior aprimoramento do conhecimento da empresa em geral, pesquisando sempre melhores formas de adaptação.

Ao concluir essa abordagem, gostaria de ressaltar a importância da T.I. no ramo empresarial. Ela faz com que haja uma maior facilidade na comunicação dentro da empresa, e isso se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com