TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Falcão Negro em Perigo

Por:   •  6/7/2018  •  Resenha  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Resenha Crítica

Livro: FALCÃO NEGRO EM PERIGO

Autor: Mark Bowden

Cap SIDNEI MARCOS DE SOUZA

(Opinião de inteira responsabilidade do autor)

2018

JOSÉ REIS CHAVES JUNIOR – Cel

Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife

 

 Em 1993, a luta pelo poder entre tribos e clãs rivais colocou a Somália em guerra civil, num estado de miséria mais agudo do que aquele cotidianamente vivido no Leste da África. Em seu plano de paz, a ONU enviava medicamentos e comida à população do país. Os milicianos do exército do truculento Mohamed Farah Aidid, entretanto, interceptavam os fornecimentos.

 Em outubro de 1993, os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil na época. O plano do exército americano era enviar tropas para o local a fim de desestabilizar o governo da Somália, abrindo um corredor logístico para possibilitar a passagem de comida e ajuda humanitária para a população doente e faminta.

 Em uma missão especial, cerca de 100 soldados, a bordo de helicópteros “Black Hawk” são enviados para capturar dois oficiais do exército de Aidid, que estavam escondidos na capital Mogadíscio. A operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros que conduzia a tropa especial americana são abatidos por atiradores do exército somalis. A partir de então, tem início um grande conflito entre os soldados americanos e a força paramilitar local, que resulta em um confronto de 15 horas de tiros, explosões e sacrifícios, deixando centenas de mortos.
 

  O livro é baseado em fatos e conta a história de soldados norte-americanos em uma missão na cidade de Mogasdício na África. A Somália sofria uma guerra civil entre governo e rebeldes, esses tomavam conta de uma parte da cidade onde a população sofria com falta de alimentos, devido os rebeldes terem cortado os corredores de entrada e saída daquela parte da cidade. O exército americano tinha se instalado no aeroporto da região com uma equipe de rangers e deltas. Os rangers eram jovens soldados cujo objetivo era se transformar em um soldado delta, uma equipe de elite do exército americano, eles estavam prestes a participar de uma missão que iria marcar suas vidas ou acabar com elas. No dia 03 de outubro de 1993, os soldados já acostumados com missões de rotina na cidade, são enviados para uma rápida incursão no território inimigo com o objetivo de capturar ou eliminar dois oficiais, braços fortes de Mohamed Farah Aidid, um dos lordes da guerra civil somali. O que era para ser uma simples missão que duraria no máximo uns 60 minutos se transforma em um cenário de guerra irregular durante 15 horas, resultando em 18 americanos mortos, mais de 500 somalis abatidos e uma retirada vexatória das forças americanas, pedida pelo presidente Bill Clinton.

  Os rebeldes conseguem derrubar os helicópteros da tropa de elite americana, dando início a um dos épicos episódios de confronto do exército americano, representando Um dos casos mais infelizes da diplomacia internacional, bem como um pesadelo para os estrategistas americanos. Os soldados enviados ficam encurralados por milhares de militantes armados nas ruas confusas e pequenas da cidade durante toda a noite. A situação é agravada quando os soldados já desesperados cometem graves erros, como atirar em soldados da própria equipe, cometendo fratricídio. Informações confusas dos comandantes das equipes ou mesmo a falta de informações fazem com que dezoito soldados tenham suas vidas perdidas. É nesse espetáculo caótico, que ficamos mais envolvidos com a história e com o espírito de cumprimento de missão daqueles militares americanos, que são pessoas de verdade enfrentando situações reais com sentimentos e reações imediatas, não meros personagens criados pelo autor num cenário fictício.

  Todo o livro e todos os acontecimentos foram escritos em cima de relatos e algumas poucas fotografias que foram tiradas do local durante o confronto. Após o livro foi lançado o filme que parece ser bem realista e interessante, tem o jogo também que é bem fiel ao filme, “Black Hawnk Down” ou Falcão Negro em Perigo foi considerado o segundo melhor filme de guerra depois do também épico O resgate do soldado Ryan, segundo uma votação dos americanos.

   

  O livro é um grande exemplo de camaradagem, companheirismo, de abnegação, comprometimento e fé na missão, pois os soldados acreditam em sua capacidade de durar na ação, mesmo quando a situação se agrava todos os acontecimentos a sua volta caminham para o pior. A carga de emoção no livro é enorme e deve ser por isso que foi um dos poucos livros em que me peguei com os olhos cheios d'água em algumas partes, por me imaginar vivendo aquela situação real de conflito e iminente risco de morte. Ficamos frente a frente com o sofrimento e a agonia dos soldados, de militares que assistiram os companheiros sendo mortos em combate de maneira cruel e mesmo assim continuam dispostos a lutar por si mesmos, por aqueles que ainda estão de pé e em última instância, por seu país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com