TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME CISNE NEGRO

Por:   •  27/10/2022  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME: “O CISNE NEGRO

Dirigido por Darren Aronofsky, o filme “O Cisne Negro”, é um filme que mostra sexualidade, neurose, psicose, polaridades, relações afetivas, familiares, sociais.

Relata a história de uma jovem chamada Nina, que é bailarina angustiada, perfeccionista e sonha ter um papel de destaque, no momento que ela é escolhida para ser a protagonista do balé O Lago dos Cisnes, onde teria que interpretar dois papéis, a sua vida muda radicalmente, pois apesar de muito dedicada e competente, ela começa a viver em um ambiente de trabalho muito tóxico, com um clima de constante pressão e violência psicológica, além disso ainda sofre com a repressão de sua mãe com quem vive uma relação obsessiva, a mãe a trata com se ela ainda fosse uma criança, através de seus controles e reprimindo as  suas ações. Diante de tantos problemas e mudanças, Nina começa a desenvolver alucinações, ela começa a se transformar diante da insegurança, do ciúme e da loucura. Nina desenvolve uma grande obsessão pela colega de trabalho chamada Lily, por ter medo de que ela roube o seu lugar na companhia de balé, com isso ela começa a ter fantasias com a Lily.

Nina tem uma mãe que se chama Erica, que é uma ex bailarina frustrada que parece querer se realizar através da filha, e para tanto é exigente, disciplinadora, repressora, possessiva, controladora, é visivelmente possível perceber que sofre de pertubações psicológicas por ter desistido de sua carreira de bailarina por ter engravidado ela se ver na filha e mostra a vontade de que a filha se dedique cada vez mais a dança, e com isso exerce um enorme poder fazendo com que a Nina sofra.

Nina além de ter que lidar com seus medos e inseguranças, com a mãe que a controla, ela ainda é obrigada a conviver e aceitar as torturas, humilhações e críticas constantes e até mesmo o assédio sexual de seu diretor Thomas.

Já no início do filme se pode notar que algo está errado com Nina, pois além dela se ferir nos ombros, cada vez mais ela tem alucinações, por viver em um ambiente de alta pressão e muito competitivo, onde existe um alto nível de exigência para que ela possa ser a perfeita bailarina.

 Podemos acompanhar a mente atormentada e doente de Nina durante essa viagem onde todas as fronteiras entre realidade e imaginação, sanidade e loucura são transpostas. Em determinado momento não é possível distinguir o que é real do que é mera alucinação.

Percebe-se, em alguns momentos, que Nina quer se desvencilhar da mãe, mas como a relação é baseada na culpa, ela acaba cedendo ou se auto punindo. A Nina é perfeita pra o papel, pois foi treinada e ensinada pela mãe a seguir regras rígidas. Mas, o Cisne Negro é seu oposto, pois representa rebeldia, sedução, força, todas as características que Nina tinha bloqueadas em seu interior. O surto psicótico surge quando ela sente-se ameaçada de perder o papel, disparando seus delírios, que já são confundidos com a realidade.

No filme é possível constatar o grande desgaste físico, mental e emocional que é vivido por Nina, por ela viver sempre em busca da perfeição, sobre uma grande ansiedade e muito estresse. Desde o início do filme é possível perceber que ela já teve problemas psicológicos, diante da vigilância constante de sua mãe, a relação delas era muito conflituosa e também pelas marcas de automutilações em seus ombros, pelos problemas relacionados com a personalidade e por suas alucinações e obsessões.

Foram identificados padrões comportamentais como perfeccionismo, obsessividade, baixa autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com