TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO ATLÂNTICO NEGRO

Por:   •  9/2/2016  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  1.607 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - EAD

POLO LAGARTO – COLÔNIA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ANA MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA

Matrícula: 201120025137

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO ATLÂNTICO NEGRO (AD1)

História da África I

LAGARTO – SE

2013

ANA MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA

Matrícula: 201120025137

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO ATLÂNTICO NEGRO (AD I):

História da África I

Atividade apresentada no 5º período do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Sergipe, na modalidade EAD; sendo esta pré-requisito para obtenção da avaliação parcial na disciplina História da África I; sob coordenação da Professora Joceneide Cunha e tutoria do Professor José Fernando Valério .

.

LAGARTO – SE

2013

O documentário Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás gravado no Brasil em 1998, é uma produção cinematográfica do diretor Renato Barbieri, com apoio do historiador Victor Leonardi; baseada pesquisas sobre as relações entre Brasil e África, mostrando grandes influências daquele continente na religiosidade brasileira.

Já na escolha do título, Barbieri apresenta a força e a influência da cultura negra no Brasil iniciada com intensificação do tráfico de escravos, trazidos para a América do Sul principalmente, nos navios negreiros que navegavam fluentemente pelo Atlântico, destacando a força da religiosidade na manutenção das bases da cultura africana, mesmo diante das repressões e distorções culturais provocadas pelos colonizadores. Demonstra a origem das raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador/BA, que virou o candomblé, e de São Luís/MA, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas.

Essas influências se fazem pertinentes nos gostos, na cultura, na língua, nas comidas etc. pertencentes ao imaginário brasileiro e sua africanidade pela forte tradição em trocas com aquele continente perante uma longa história. Muitos e grandes reinos compuseram a África; seus habitantes que foram trazidos para a América Portuguesa contribuíram com conhecimentos em mineração, agricultura e pecuária.

O documentário demonstra as tradições presentes em nosso país como também, a presença de características de brasileiros no Benin, Nigéria e toda aquela região, que faz parte de um amplo processo de choque entre culturas, fortalecido pelo comércio e tráfico de escravos. Podendo servir de suporte pedagógico no trabalho com os temas transversais como diversidade e cultural, entre outros tantos; servindo como pano de fundo para o levantamento de discussões acerca da multiplicidade cultural do nosso país, o conhecimento de suas origens para compreensão das situações sociais que envolvem a variação cultural e as desigualdades sócias existentes no Brasil.

Ao serem deslocados de sua terra natal, os africanos passavam imaginavam que fossem perder suas memórias e sua identidade. Ao chegarem à colônia brasileira, eles recriavam suas divindades e realizavam cerimônias, como uma forma de manter a África viva dentro deles, e acabaram por transformar a cultura brasileira. Deste modo, podemos dizer que o tráfico negreiro transportava a transição de ideias, tradições, crenças e formas de ver a vida para o Brasil, o que carregavam dentro de suas almas, já que não podiam levar seus pertences materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com