TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Lixo Extraordinário

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  2.247 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA: Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário é um documentário produzido por Almega Projects e 02 Filmes Produções, em que relata a vida de um dos maiores artistas plástico da atualidade, Vik Muniz.  Um brasileiro, oriundo de família de classe média baixa, criado num bairro de São Paulo, mas atualmente vive nos Estados Unidos. O artista plástico vem ao Brasil com sua equipe com planos de realizar um projeto que envolve tanto sua arte quando o contexto social. O local para a realização do mesmo foi o Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

Inicialmente é retratada uma parte da vida de Vik até a sua relação com a arte. Como já dito, tem origem de família de classe média baixa, e já trabalhava descarregando lixo de uma lanchonete. A sua ida para os Estados Unidos foi a partir de um acaso, quando tentará separar uma briga de um desconhecido na rua, leva um tiro na perna e um dos personagens da briga lhe oferece um dinheiro, usado para a compra da passagem para o local que mudara sua vida. Iniciou sua carreira artística com trabalhos simples, porém com detalhe singular, o uso de objetos cotidianos e orgânicos, como açúcar, areia, chocolate, fios, cordões, trazendo muitos olhares para suas obras e o que fez reconhecido mundialmente. Um trabalho que marcou e deu um empurrão à sua carreira foi as “Crianças de Açúcar”, buscando toda doçura que tinha nos rostos dos filhos dos trabalhadores dos canaviais, retratados em fotografias compostas de açucares.

O trabalho com os catadores surgiu de uma idealização da junção da arte com o social, de uma forma que poderia trazer algo de positivo para a vida dessas pessoas. A escolha do local do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho é motivada pela sua dimensão geográfica, considerado o maior do mundo (são descartadas em média 200 tn/dia de lixo no local), oque contribui para maior número de pessoas no local e logo diversidades de historias e perfis. O que artista não esperava era se envolver tanto com os catadores, oque de inicio era somente conhecer o local, as pessoas que convivem ali e representar a realidade do local num espaço de tempo de dois anos. Porém a convivência com por ali o fez perceber que é um lugar de pessoas felizes e acolhedoras mesmo com tão pouco, deixando-o envolvido de forma particular com cada um dos selecionados para o seu projeto. Entre eles o Sebastião, mais conhecido como Tião, fundador e líder da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramcho), que mesmo sem muito apoio para sua construção chegou a comportar mais de 3000 catadores. Outro personagem relevante foi o Zumbi que apoiou seu amigo desde o inicio, e tem o sonho de construir uma biblioteca comunitária, além de outras histórias que se agrega à história do projeto. Vale ressaltar que uma das questões discutidas também, foi o baque que seria causado a essas pessoas num momento que estariam sendo apresentadas a um mundo diferente dos seus cotidianos, coisas que o fizeram distanciar do mundo que viviam, mas logo quando terminar essas fase de 2 anos, todos teriam que voltar a sua realidade.

O produto do projeto foram fotografias de alguns personagens desse local, em que pudesse ter algum significado e alguma ligação com a vida de cada um, sendo reproduzidas por materiais coletados por eles. Finalizadas, o primeiro quadro levado ao leilão em Londres foi o “Marat, Sebastião”, vendido por R$100.000,00, valor que foi revertido todo para a associação como já combinado desde o principio. Tudo isso teve o resultado de um montante de US$250.000,00, compra de caminhões, equipamentos para a associação, a realização do sonho de Zumbi, uma biblioteca comunitária, a associação foi fechada e foi inaugurado um centro de ensino, alguns conseguirão abandonar o lixão e mudaram suas vidas, alguns para bem melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com