TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Lixo Extraordinario

Exames: Resenha Lixo Extraordinario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  3.919 Visualizações

Página 1 de 3

Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário é um documentário que relata o trabalho do renomado artista plástico brasileiro Vik Muniz, que resolveu fazer um trabalho com o lixo recolhido por catadores no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no estado do Rio de Janeiro, o maior aterro do planeta.

No inicio o documentário mostrando Vik Muniz relatando sua historia de vida, onde ela era de uma família pobre de São Paulo e um dia viu uma briga foi separar ele e recebeu um tiro na perna, e quem efetuou o disparo tinha uma condição financeira melhor o indenizou e Vik foi tentar a sorte nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos ele entrou para o mundo das artes plásticas e começou a fazer suas obras com coisas cotidianas, e fez o seu nome e fortuna.

Vik depois de se consolidar na vida resolveu fazer um projeto que utilizasse seu talento e nome no mundo das artes e que pudesse ajudar pessoas carentes do seu país, então ele descobriu o Jardim Gramacho e como as pessoas trabalhavam no meio do lixo para consegui seu sustento reciclado o lixo. Com a idéia firmada ele veio para o Brasil para conhecer o local e lá viu como é o cotidiano, as historias de alguns dos milhares catadores do local, e viu como as pessoas mesmo trabalhando em condições ruins são felizes e estão orgulhosas pelo o que fazem, pelo fato que são honestas e que lutando conseguem vitorias nas suas vidas.

Das muitas pessoas conhecidas o destaque maior foi para Tião e Zumbi, Tião é o presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, essa associação tem por volta de 3 mil membros, e Zumbi um dos catadores que com os livros achados no meio do lixo tem o sonho de montar uma biblioteca. Com ajuda de Tião foram escolhidos os materiais reciclados que seriam utilizados nas obras, e começaram os trabalhos, escolhendo as pessoas que seriam retratadas, elas foram fotografadas e foram retratadas nas obras com o material reciclado, e essas obras foram leiloadas e expostos em museus e feiras.

O leilão das obras foi feito em Londres, e Tião foi para cidade para acompanhar e representar o Jardim Gramacho no leilão, nesse leilão foi arrecadado 250 mil Dólares, o que mudou a vida dos associados da reciclagem, onde foram feitos investimentos na associação, como a compra de um caminhão, equipamentos melhores e foi construído um centro de ensino.

No final do documentário foram recolhidos os relatos dos catadores como esse projeto que Vik Muniz elaborou mudou suas vidas, ajudando financeiramente e emocionalmente suas sofridas vidas e como o projeto foi um exemplo de vida para Vik e como as pessoas são maravilhosas e ele se sentiu realizado por ter ajudado a vida de tantas pessoas.

A questão do lixo no Brasil melhorou muito nos últimos anos, mas infelizmente está longe do ideal, onde ainda existem lixões onde o lixo é descartado de qualquer jeito, a reciclagem é muito precária, muita coisa que é jogada fora poderia se reaproveitada para diversos usos. Os catadores, que são pessoas com uma situação vulnerável, com pouco estudo, poucas oportunidades e que se submetem a um trabalho árduo e insalubre para conseguir sobreviver, são de essencial importância para o meio ambiente, onde fazem o trabalho de separar o que pode ser reaproveitado evitando grande parte da poluição que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com