TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Docmuntário

Artigo: Resenha De Docmuntário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA: DOCUMENTÁRIO “ HISTÓRIA DO MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL”

O documentário”História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil” foi feito em 2010 e retrata sobre a trajetória das pessoas com deficiência expondo suas lutas pela conquista e garantia de seus direitos. O documentário relata sobre os momentos importantes dessa história, de quem saiu da condição de merecedor de “caridade” para a condição de sujeito de “direitos”.

Ao longo da história casos de exclusão, de discriminação, marcaram e ainda marcam os grupos tidos como “diferentes” pela sociedade, por possuírem algum tipo de deficiência. A ONU e a Constituição de 1988 criou leis em defesa das pessoas com deficiência, trazendo junto os direitos de viver como pessoas normais, a sociedade passa a conhecer e a respeitar, mas infelizmente também existem ainda outros problemas que afetam as pessoas com deficiência que ainda lutam muito para ter acessibilidade e a possibilidade de mostrarem que também podem ser bons seja no trabalho, no esporte ou em outras atividades que lhes favoreçam. O mundo capitalista da atualidade requer um trabalhador cada vez mais qualificado, o que causa o aumento das desigualdades sociais e a ampliação do desemprego, o que conseqüentemente gera disputas acirradas para garantia de vagas no mercado de trabalho. Este cenário contemporâneo do mundo trabalho dificulta ainda mais a inserção da pessoa com deficiência no mesmo. Para isso, foram criadas garantias legais.

Atualmente com o amparo da ONU e da Constituição de 1988, as pessoas com deficiência conseguiram um avanço significativo no campo dos direitos sociais, no que diz respeito a seus direitos e garantias, foi uma grande conquista, apesar de que em algumas regiões ainda há muito que se desenvolver. Desde os tempos mais antigos, onde as pessoas com deficiência eram exploradas e discriminadas, até os primeiros avanços com o advento das ciências médicas, onde os deficientes passaram a ser estudados, deixando de serem considerados como casos de maldição ou castigo, houve muitas mortes injustas, devido à falta de conhecimento o que levava essas pessoas a serem sacrificadas. As pessoas com deficiência eram consideradas como fracas, incapazes e lentas naturalmente seriam desvalorizados por suas limitações.

No mundo, as Instituições religiosas e de caráter filantrópico foram as primeiras a prestar serviços, com intenção de tratar e devolver estes indivíduos recuperados para a sociedade. Essa concepção influenciou os meios acadêmicos e sociedade em geral, contudo a sociedade continuava a praticar a exclusão social da pessoa com deficiência e estabelecia padrões que os consideravam como incapazes de realizar qualquer atividade relacionada ao trabalho.

No Brasil, na década de 1980 ocorreram grandes transformações sociais, o avanço das políticas sociais no atendimento as pessoas portadoras de deficiência foi significativo. Foi nos anos 80, na "década perdida", que os brasileiros mais tomaram consciência das profundas desigualdades sociais que entre eles existiam. Os estudos sobre o direito das pessoas com deficiência estão associados aos fatos históricos, o preconceito e a desinformação predominaram causando a marginalização, privação da liberdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com