TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Estatistica

Artigos Científicos: Resenha De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 4

Resumo teórico dos materiais lidos nos Passos 1 e 2.

Estatística

A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece uma metodologia para coleta, organização, analise e interpretação de dados que são usados para a tomada de decisões.

Método estatístico

O método estatístico é dividido em cinco fases:

Fase 01 – Coleta dos dados

Somente depois de ter realizado um planejamento do que se quer pesquisar que iniciamos a coleta dos dados, os dados podem ser colidos de forma direta ou indireta.

A forma direta é feita através de informativos de registros obrigatórios como, por exemplo: nascimentos, casamentos e óbitos. E ainda pode ser classificada pelo fator tempo:

a. Contínua: quando feita continuamente;

b. Periódica: quando feita em intervalos constantes de tempo;

c. Ocasional: quando feita extemporaneamente, ou seja, de forma inesperada se tratando de certa urgência.

A forma indireta é quando utilizamos dos elementos que foram colhidos de uma forma direta.

Fase 02 – Critica dos dados

Após obter os dados, eles devem ser criticados para encontrar as possíveis falhas ou imperfeições, assim, diminuir os erros que possam influenciar nos resultados. Critica externa é quando visa às causas dos erros por parte do informante, por má interpretação das perguntas que lhe foram feitas. Critica interna é quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

Fase 03 – Apuração dos dados

É a fase da soma e processamento dos dados colhidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser realizado de forma manual, eletromecânica ou eletrônica.

Fase 04 – Exposição ou apresentação dos dados

Os dados devem ser apresentados de forma adequada, tabelas ou gráficos, para facilitar o exame dos objetos de tratamento estatístico.

Fase 05 – Analise dos resultados

A ultima fase do método estatístico é tirar conclusões a partir de informações por parte da amostra das fases anteriores, fazemos uma analise dos resultados e tiramos desses resultados conclusões e previsões.

A estatística nas empresas

A estatística é uma das principais ferramentas utilizadas pelas grandes empresas, é usada para planejamentos estratégicos, por exemplo, quando queremos encontrar um publico alvo para venda de certo produto, ou para resolver problemas, por exemplo, no momento que precisa tomar uma decisão difícil, como corte de funcionários, ajuda a calcular ou medir a produtividade de todos os colaboradores da empresa, sendo assim, torna o estatístico um profissional muito valorizado no mercado de trabalho.

Lista de aplicações da Estatística na área de Administração encontradas na busca realizada pelo grupo no Passo 3.

a - Lugares onde a estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com