TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Livro

Monografias: Resenha De Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Friedrich Frobel

Nascido em 21 de abril de 1782, em Oberweissbach, no principado de Schwarburg-Rodolstad (Túrigia), Friedrich Wilhelm August Frobel é o sexto filho de um pastor. A mãe morreu seis meses após seu nascimento por complicações do parto. O pequeno Friedrich é deixado á própria sorte pois a madrasta não lhe dá atenção. Frobel falará mais tarde da “aurora sinistro dos meus primeiros anos” abandonado o menino adota uma atitude arrogante e egocêntrica. O pai o considera um mau sujeito com recursos intelectuais limitados. Obriga-o a assistir aos ofícios religiosos, mas afastando-o dos outros, fechando-o na sacristia. È assim que o jovem de tanto refletir sobre o sentido da bíblia e sobre os mistérios da natureza percorrendo os campos e bosques de sua pátria, adquire hábitos de autodidata. O gosto ilimitado de observar, de contemplar e de aprender por mim mesmo foi uma constante em minha vida desde muito pequeno.

A infância e a juventude de Frobel são marcadas pela ausência da mãe o amor á natureza e a fé cristã, que influenciarão toda sua vida suas teorias sobre a educação e sua pedagogia lúdico do jardim de infância enfatiza ao mesmo tempo ao comum ao de crianças e adultas no jogo.

Após anos dolorosos da infância e adolescência, chega o momento de Frobel escolher uma profissão, um educador nato e é por caminhos tortuosos que se descobrirá sua vocação profunda.

Conclui sua escolarização básica em1796. Em 1805 é contratado pela escola modelo que segue os princípios de Pestalozzi, e ali encontra sua verdadeira vocação.

Graças a influência da família aristocrata Von Holzhausen de FrankFurt, com a qual mantém contato. Frobel vai para Yeverdon, na Suiça, no outono de 1806, para se familiarizar com métodos pedagógicos de Pestalozzi tendo a viagem paga por seus cuidadores onde aprofundou seu conhecimento das teorias de Pestalozzi, ao mesmo tempo em que se dedicava zelosamente a seus alunos.

O objetivo pedagógico de Pestalozzi é melhorar as condições de vida das classes inferiores estimulando pela educação as forças, a natureza de cada criança e em particular, das mais carentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com