TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME AMOR POR ACASO

Dissertações: RESENHA FILME AMOR POR ACASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

O filme Amor por contrato, vem trazendo uma critica a sociedade consumista dos tempos modernos e abre uma discussão muito interessante sobre o quanto nós, consumidores, buscamos status e felicidade através dos bens de consumo.

A história desse filme tem como foco central uma família aparentemente perfeita, são bonitos, populares e confiantes, com uma casa luxuosa repleta de aparelhos de ponta. A situação provoca a inveja dos vizinhos, só que este é exatamente o desejo que essa família quer causar. Eles não formam uma família de fato e são, na verdade, a mais nova estratégia de marketing de uma empresa, chamados de marketing invisível, onde empresas de publicidade inserem famílias em mercados de luxo de forma a dar vida aos seus produtos, ou seja, dar visibilidade de forma a induzir que as pessoas que convivam ao seu redor consumam suas mercadorias.

O marketing invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Um exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou uma pessoa influente dentro de um grupo para que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele está sendo pago, ou recebendo algo em troca. Esse tipo de marketing é considerado por mim uma forma de instigar o consumo através de algo que a pessoa confiaria (um vizinho ou alguém próximo).

Ao vislumbrar o filme pela ótica dos direitos eminentes no Código de Defesa do consumidor não consigo visualizar um desacordo de alguma conduta do filme com o código. Não configura propaganda enganosa e nem abusiva de acordo com art.6º, IV do CDC , pois o marketing invisível utilizado pela empresa não realiza a publicidade com fins contrários à ordem pública, ao direito, à ética e à moral e nem induz a erro o consumidor quanto ao produto ou serviço ofertado.

Em geral, Amor por Contrato nos apresenta uma diversidade de reflexões que vão desde estratégias comerciais e de marketing polêmicas, até a forma com que o mercado e a mídia manipulam o consumir e seus desejos de consumo dia após dia. O filme traz essa critica a sociedade, onde se busca através do consumismo, a felicidade e uma superioridade das demais pessoas, abordando um tema muito presente na vida real, o imediatismo das pessoas em realizar seus prazeres imediatos, esquecendo-se de postergá-los para conquistar sua independência financeira.

“Estamos ocupados em comprar coisas que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para agradar pessoas que não gostamos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com