TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Filmes Amor Por Contrato

Trabalho Escolar: Resenha: Filmes Amor Por Contrato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 3

Em resumo, Amor por Contrato traz uma critica a sociedade consumista dos tempos modernos e abre uma discussão muito interessante sobre o quanto nós, consumidores, buscamos status e felicidade através da construção de uma “vida perfeita” por meio de bens de consumo como carros, roupas, celulares, etc. Durante o filme a principal estratégia de marketing utilizada pela empresa LifeImage é justamente explorar o sentimento de inveja presente no círculo de amizades da família, com o objetivo de atingir novos consumidores sem parecer uma ação comercial. Este tipo de ação aparentemente tão antiética e inescrupulosa destacada no filme é mais comum do que pensamos, guardadas as devidas proporções. Pense bem, quantas vezes em nosso dia a dia somos expostos a celebridades, atores, atletas, novelas, reality shows, entre outros que de uma forma aparentemente “não comercial” nos apresentam produtos que constituem parte de sua “vida perfeita”. É evidente que todos nós almejamos ter uma vida confortável com todos nossos desejos de consumo, pois infelizmente essa filosofia faz parte de nossa cultura capitalista que nos faz acreditar que a felicidade esta em tudo o que adquirimos e não apenas no que realmente somos. Esse tipo de pensamento acaba fazendo com que jamais estejamos satisfeitos com nossos bens materiais, pois sempre haverá algo mais moderno e melhor que ainda não possuímos. Esta questão fica clara no filme quando o vizinho de Steve tenta a todas as custas superar suas compras, desde eletrodomésticos até carros, o que causa uma imensa sensação de frustração no mesmo ao ver que não consegue superar Steve, visto que a cada dia ele surge com uma novidade mais moderna e principalmente mais cara oferecida como estratégia de sua empresa. Este é o mais puro exemplo da utilização da inveja como estratégia de marketing.

Apesar de Amor por Contrato produzir um grande exemplo de ações polemicas desenvolvidas como estratégias comerciais pelas empresas, o filme também apresenta um ponto positivo dos planos de marketing, mostrando a importância de uma boa rede de contatos, além da implantação de ações no marketing de rede. Em certo momento da trama, as vendas de Steve estão em baixa, a solução que ele encontra é expandir sua área de atuação utilizando seu networking dentro do clube de golfe, o que faz suas vendas alavancarem, construindo uma ação através do marketing de rede, o que lhe rende boas vendas sem nenhum esforço, visto que seus “amigos” acabam fazendo todo o trabalho de vendedores sem perceber.

Por fim, o filme retrata a situação onde o vizinho de Steve se encontra em uma situação muito comum a todos aqueles que buscam a felicidade nos bens de consumo, a inadimplência. Após tantas compras realizadas somente para competir com Steve, ele se depara com uma situação financeira irreversível, onde as contas se acumulam, e ele tem só um objetivo, continuar mantendo a aparência de vida perfeita, consumindo produtos que agreguem valor a sua imagem pessoal e reforcem seu status perante a sociedade, fato este tão comum nos dias atuais.

Em geral, Amor por Contrato nos apresenta uma diversidade de reflexões que vão desde estratégias comerciais e de marketing polêmicas, até a forma com que o mercado e a mídia manipulam o consumir e seus desejos de consumo dia após dia. Contudo, o filme é uma ótima dica pra refletirmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com