TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro A Revolução Dos Bichos

Monografias: Resenha Do Livro A Revolução Dos Bichos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

RESENHA DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Suelen Casagrande Kill– 1083924

LICENCIATURA EM ARTES

Vitória

2014

Publicado em 1945, ao final da 2ª Guerra Mundial ,o livro em questão relata a história que se passa numa granja onde os animais da Granja Solar e como eles se rebelaram contra o dono da granja, Sr. Jones devido a insatisfação deles com o mau tratamento. Os animais conviviam normalmente entre si, até que um dia o velho porco chamado Major, combinou de encontrar os animais no celeiro depois que Jones que saísse, para lhes contar um sonho revelador.

A narrativa começa com os animais da granja se reunindo para ouvir o sonho, de que os animais poderiam se livrar da dominação humana, Major tenta abrir os olhos deles para o quanto são explorados pelo homem, que os impedem de consumir aquilo que eles próprios produzem podendo aproveitar o trabalho que produziam, para o próprio bem e conforto e viver em igualdade uns para com os outros. Major conta como foi seu sonho onde existia um mundo sem humanos, então isso levou os animais a organizar uma revolução para comandar os humanos e expulsar eles da fazenda. Todos os animais tinham traços marcantes de manipulação, ignorância, teimosia, entre outros. Trazendo assim, uma mensagem de revolução que deveria ser passada adiante para que as futuras gerações também prosseguissem na luta para a vitória, que viria no tempo oportuno.

Três dias depois o Major morreu, entretanto, sua ideologia chamada de “animalismo” é colocada em prática por dois porcos: Bola-de-Neve e Napoleão.

Enfim a revolução acontece. Os animais se revoltam e o expulsam Sr Jones da fazenda, que passa a se chamar Fazenda dos Bichos. No celeiro na parede, são escritos sete mandamentos:

1. O que andar sobre duas pernas é inimigo.

2. O que andar sobre quatro pernas, ou que tiver asas, é amigo.

3. Nenhum animal vestirá roupas.

4. Nenhum animal dormirá em uma cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal poderá matar outro.

7. Todos os animais são iguais

Sétimo, por exemplo, se torna "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros", o que serve como justificativa para os porcos serem elevados à condição superiores de líderes e terem tratamento diferenciado. Os porcos, líderes da fazenda, vão ficando mais parecidos com o humanos conforme avançamos na história, até no final da história torna-se difícil diferenciá-los.

Os “trabalhadores animais” percebem em alguns momentos que algo andava errado, que aqueles resultados da revolução não os beneficiavam, mas quando dão indícios disso são levados a acreditar que tudo estava muito melhor que antes da revolução.

Surge a idéia de construção de um moinho de vento. Os animais ficam divididos com a perspectiva do novo. Bola-de-Neve e Napoleão tem grandes divergências políticas Napoleão,seduzido pelo poder e pela soberba, acaba indo contra tudo o que já havia sido estabelecido.

Bola-de-Neve realmente pensava no bem dos animais, porém Napoleão através de um golpe conseguiu expulsa-lo da fazenda e ainda fazer com que todos os animais acreditem que Bola-de-Neve fosse um traidor. Napoleão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com