TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro "Biomedicina: Um Painel Sobre O Profissional E A Profissão"

Monografias: Resenha Do Livro "Biomedicina: Um Painel Sobre O Profissional E A Profissão". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 5

BARBALHO, Sérgio. Biomedicina: Um painel sobre o profissional e a profissão. [S.l.:s.n.], 2009.

Sérgio Barbalho é jornalista profissional, construiu sua carreira nos veículos: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Rádio Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, TV Cultura, Agência Estado, Agência Ansa, Portal Estadão, hoje atuando como produtor de conteúdo para sites, blogs, jornais, revistas, etc., e editando jornais e revistas de empresas, associações, conselhos, etc.

Biomedicina, um painel sobre o profissional e a profissão, de Sérgio Barbalho, tem como objetivo apresentar o papel do biomédico na área da saúde, qual sua importância, onde atua e o que faz. O livro se inicia com uma breve introdução sobre o inicio do curso de graduação no Brasil e a evolução do profissional biomédico desde então. O autor inicia comentando sobre a importância do biomédico para a saúde e a ciência em prol do bem estar da população, enfatizando a adoção de políticas públicas, que tem como objetivo alcançar a sociedade em todos os seguimentos.

Dentre diversos comentários feitos sobre a profissão destacam-se a conduta do biomédico, pautada por princípios éticos, realidade social, cultura e economia de seu meio. De acordo com Sergio Barbalho, o biomédico é capaz de integrar-se com os demais profissionais da área, pela competência na prevenção de doenças, análise crítica dos resultados, sempre sendo orientado pelos interesses da sociedade e pela conduta ética.

Com 76 páginas, o livro está dividido em 18 tópicos, que variam de 2 a 4 páginas: “Um passo importante”, “Conheça o biomédico”, “Quem é o biomédico”, “A origem da profissão”, “Mais detalhes da luta”, “Trajetória da profissão”, “Perfil do profissional”, “Onde os biomédicos atuam”, “Opções de trabalho”, “Mercado diversificado”, “Garantia legal”, “Dos desafios a estrutura ideal”, “Entidades e funções”, “Participação, união e defesa”, “Ato profissional biomédico”, “Um profissional da saúde”, “Excelência em diagnóstico laboratorial”, “Atuação do biomédico” e, por fim, algumas “Fontes de informação”.

No item “Um passo importante”, encontra-se comentários sobre a idéia oferecida pelo autor aos leitores, além de um pequeno relato falando da regulamentação da biomedicina no Brasil, que foi conseguida em 1979, após o movimento na praça dos três poderes, em plena ditadura, com o objetivo de sensibilizar o governo federal.

Em “Conheça a biomedicina” é apresentada as razões que levaram os conselhos regionais de biomedicina e o conselho federal, de apresentar este trabalho que procura oferecer uma visão panorâmica da profissão e de todos que dela fazem parte.

No tópico “Quem é o biomédico” são apresentados na forma de subtópicos alguns detalhes em relação à profissão, sendo eles as áreas de atuação do profissional, as primeiras instituições que iniciaram o curso no Brasil; além disso, também foi falado sobre as leis federais que legalizaram a profissão de Biomédico, e que tornaram possível a criação dos conselhos regionais e federais com suas jurisdições; também foram apresentados seus respectivos presidentes, e cidades na qual se localizam.

“Origem da profissão” abrange toda a história da Biomedicina em 40 anos de existência; cita as diversas modificações curriculares que ampliaram suas habilitações e proporcionaram melhorias e avanços profissionais. É relatado também sobre os outros cursos que antecederam o oficial, com o nome de Ciências Biológicas – Modalidade Médica (ou Biologia Médica), e as universidades que aos poucos foram aderindo a ele, sejam públicas ou particulares.

Os tópicos “Mais detalhes da árdua luta” e “Trajetória da profissão” continuam a história da evolução do curso, que foi se dando gradativamente a partir da regulamentação da profissão em 1979. Mais só em 1986 foi assegurado definitivamente o direito de se exercer as análises clínico-laboratoriais, que até então era direito apenas dos químicos e farmacêuticos. Em “Trajetória da profissão” é relatada a historia da Biomedicina a partir da década de 60, quando diversas instituições de ensino superior os começaram a oferecer um curso diferenciado na área da saúde.

“O perfil do Biomédico” fala sobre o perfil do profissional dotado de conhecimentos e habilidades que possibilitam comunicação, liderança, atenção a saúde, a gestão administrativa, a tomada de decisões, educação permanente, etc.

A atuação do Biomédico é abordada no tópico “Onde os biomédicos atuam” que aborda todas as esferas científicas das universidades publicas e privadas, além de laboratórios clínicos, bancos de sangue,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com