TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Doze Homens E Uma Sentença

Trabalho Escolar: Resenha Do Livro Doze Homens E Uma Sentença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 3

Doze homens e uma sentença

Santos, 2013

1. Introdução

O filme “12 homens e uma sentença” retrata o debate entre 12 homens – jurados de um caso em que um adolescente é acusado de matar o próprio pai no qual apenas um jurado começa a explicar quais são os pontos duvidosos que o impedem de votar pela condenação, pois todos os outros onze de início eram a favor da condenação do réu. Argumentando sobre vários pontos e aspectos pois afinal estavam lidando com a vida de um jovem de dezoito anos, que poderia morrer se eles fizerem a escolha errada. Em todo o transcorrer da trama, os “fatos” apresentados pelas testemunhas do caso como provas de que o réu é culpado são minuciosamente analisados e questionados no que tange a serem verdadeiros ou não.

Ficha Ténica:

Filme: 12 homens e uma sentença

Drama, Estados Unidos, 1957, Direção: Sidney Lumet.

2. Desenvolvimento

Diante do resumo exposto acima, o filme é considerado com um dos clássicos da históriam pois ele retrata de uma realidade que aconteceu há muitos anos, mas ao mesmo tempo tempo parece que aconteceu ontem.

O papel dos 12 jurados nada mais que chegar a um veredicto pois no sistema norte-americano da época, para que se tenha uma decisão final, a votação tem que ser por unanimidade, ou seja, todos deveriam concordar que o rapaz era inocente, ou culpado do assassinato, caso fosse considerado culpado, sua sentença era a morte na cadeira elétrica.

Porém, mesmo com uma grande responsabilidade nas costas, os 11 dos 12 jurados preferem votar logo que o garoto é culpado para voltar para os seus compromissos, afazeres, assim como qualquer um de nós tem os seus, sem ao menos discutir os fatos e provas apresentandos naquele juri. Eles ficavam trancados até deciderem, se caso precisassem de algo, teria que chamar o guarda.

Não obstante houve um diferente o jurado de nº 8, dizendo que tem dúvidas sobre sua culpa.

Durante o empenho de Davi, que é interessante que Em nenhum momento seu personagem diz que o réu é inocente (por completo), ele apenas não tem certeza de sua culpa e tenta em convencer os demais jurados, são desvendadas as características, as atividades, frustrações e motivações, enfim, a história de cada um deles, mostrando o que os levou a acreditar que o jovem fosse culpado, mostrando suas opiniões cheias de preconceitos. A história de cada um ao passo que eles iriam defender seus argumentos e votos, partia-se do pressusposto da origem de cada um deles vivenciada.

No que tange a linguagem e argumentação durante o julgamento aproveita-se bastante o uso das mesma, o personagem Davis que sugere uma análise dos fatos antes de condenar o réu faz bastante o uso das linguagens verbal e não verbal, Davis hesitou em votar pela condenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com