TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "Doze homens e uma sentença"

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADES FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

ALUNO: ARTHUR ZALLIO ALVES PEREIRA MATRÍCULA:

CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇOES

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO TGA

ATIVIDADE 1 – Análise do filme “Doze Homens e uma Sentença”

  1. Contextualização da narrativa do filme. De que se trata a história? Qual a narrativa que busca mostrar ao público?

O filme Doze homens e uma sentença retrata um júri que deve decidir se um jovem acusado de matar a facada o próprio pai é culpado ou inocente. Orientados pelo juiz, os doze jurados devem decidir pelo veredito de inocente ou, caso não haja nenhuma dúvida racional, culpado. A decisão tomada deve ser unânime em ambos os casos, porém se considerado culpado, o jovem será condenado a morte, sem o direito de recorrer da sentença.

Após ouvir as orientações do juiz sobre o veredito a ser tomado, os doze jurados se fecham em uma sala para então tomarem uma decisão sobre a condenação ou não do réu.

Inicialmente onze jurados acreditam que o acusado é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado em base as evidências apresentadas, levando-o a ter dúvidas razoáveis sobre a sua escolha, pois poderá condenar a morte um jovem de dezoito anos, caso faça a escolha errada.

Diante desta situação, o este jurando propõe que seja feito um debate sobre as evidências apresentadas para que sejam esclarecidas a possíveis dúvidas e que ele possa tomar a melhor decisão. Indagado sobre o motivo que o levara a votar pela inocência do acusado, ele começa a explicar quais os pontos dúbios que o fizeram votar contra a condenação.

Questionado e criticado pelos colegas de júri por causa da sua opinião sobre o veredito, o jurado Davis decide analisar novamente os fatos e através de argumentos racionais e lógicos tentar convencer os seus pares de que o réu é inocente. Neste momento, então, o filme vai revelando o perfil e as características de cada um dos jurados, evidenciando suas histórias de vida, suas vivências, suas preferencias e atividades; e como a personalidade de cada um influenciou na decisão em considerar inicialmente o garoto culpado.

Com sua racionalidade e poder de argumentação e persuasão o jurado Davis faz com que todos os demais jurados revejam seus votos, mas para isso é preciso que cada jurado reflita sobre as razões e emoções que os levaram a tomar a decisão inicial pela condenação do jovem acusado.

Por fim após alguns conflitos e muitas discussões os doze jurados consideram haver muitas dúvidas racionais optando pelo absolvição do réu.

  1. Quais os aspectos que estudamos até agora a respeito da Teoria Geral das Organizações e que podem ser refletidos a partir da narrativa do filme?

Ao assistir o filme Doze homens e uma sentença é possível identificar alguns aspectos abordados até o momento durante as aulas sobre a Teoria Geral da Administração, dentre os quais destaco os grupos sociais, o processo decisório, a autoridade e a Burocracia.

Podemos falar em grupos sociais, ao identificar que temos no júri um grupo formal constituído para compor um tribunal. É possível também identificar neste grupo formal do júri, se formam, por sua vez, grupos informais de indivíduos com base na opinião sobre a culpa ou inocência do acusado.

Outro aspecto importante trazido pelo filme e também abordado em sala de aula é o processo decisório. No filme, fica clara a tentativa de mostrar um processo decisório baseado na lógica e na racionalidade, pautado somente nas informações e nos fatos, sem consideram as opiniões ou sentimentos pessoais.

A autoridade também se destaca entre os aspectos estudas na disciplina e presentes no filme, que traz o jurado Davis como exemplo de autoridade carismática, exercendo liderança  para convencer os demais a mudar o voto. Já o presidente do júri é uma exemplo de liderança racional-legal, pois exerce sua liderança se atendo formalismo e organização que a situação requer. Além disso, o último jurado a mudar seu voto, pode ser visto como um exemplo de autoridade tradicional, por exercer liderança através da força, poder e do medo. Por último, mas não menos importante podemos falar que o filme retrata em vários momentos onde são evidenciadas características da Burocracia. É possível falar de rotinas e procedimentos, racionalidade e impessoalidade nos processos e decisões.

  1. Considerando o tema relacionado ao processo decisório, aponte as diferenças e semelhanças do que é mostrado no filme e do que discutimos sobre a teoria e prática deste tema nas organizações. Quais os fatores sejam de natureza objetiva e/ou subjetiva que influenciaram o processo de decisão na narrativa construída no filme?

A teoria traz que o processo decisório no âmbito das organizações abrange a tomada de decisão que as pessoas fazem dentro das organizações quando estão diante de uma situação-problema ou de uma oportunidade. A tomada de decisão, segundo a teoria, deve ser feita respeitando etapas de processo decisório que obedecem uma ordem logica baseada na coerência entre problema e decisão, em informações e excluindo qualquer interferência de ordem pessoal como crenças ou emoções. Na prática, este modelo não é seguido a risca, porque na maioria dos casos as decisões tomadas sofrem algum tipo de influência de caráter pessoal. Para que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis, se tenta ao máximo dirimir as influências de caráter pessoal e dos demais fatores que poderiam corromper o processo decisório.

No filme fica claro como o processo de decisão é fortemente influenciado por questões de cunho pessoal. Na primeira votação, na qual onze jurados consideraram o jovem culpado de matar o pai, percebemos que cada um já tinha uma decisão tomada, pautada sobre a influencia de emoções e crenças que cada um tinha sobre o fato. Ao longo do filme, cada fator que afetava o processo de decisão de cada jurado vai sendo desconstruído pela argumentação do jurado Davis que queria basear a sua decisão em um processo racional baseado na impessoalidade dos fatos na reconstrução da evidências e informações sobre o caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com