TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Família Redes, Laços E Políticas Públicas

Ensaios: Resenha Do Livro Família Redes, Laços E Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  9.785 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

Família: Redes, Laços e Políticas Públicas, organizado por Ana Rojas Acosta e Maria Amalia Faller Vitale – 5 edição Cortez Editora

O livro aborda com detalhes a grande mudança que a família vem passando nas últimas décadas, do tradicional ao contexto atual, sendo apontada como principal ponto estratégico para criação e condução de políticas públicas e sociais. Junto a esse fator surge a dúvida: serão mesmo eficientes essas iniciativas para, o equilíbrio e o fortalecimento da família? Estarão de fato contribuindo no processo de inclusão social das famílias assistidas?

È possível afirmar que se deve ter muita cautela e ser realista na criação de tais políticas, pois na atualidade não se define ao certo o que é mais adequado ou não a realidade da família, que por si só continua sendo o laço que une o cidadão à sociedade.

A família não está desaparecendo e sim se desestruturando e se reinventando, o que está acabando é sua antiga idealização, como por exemplo, o homem era o chefe da casa, a mulher por sua vez a figura materna, o que hoje mudou muito, vemos mulheres chefes de família, na luta diária para o sustento dos filhos, pais demonstrando maior interesse no cuidado e educação dos filhos. A idéia de que a família era um “clã” está sendo alterada pela própria sociedade que no passado a criou.

No contexto tanto a família como as políticas públicas e sociais são essenciais ao desenvolvimento e proteção de todos. Enquanto a família for tomada por base para criação de tais políticas, irá contribuir de forma efetiva na qualidade dessas e nos seus índices que refletem o desenvolvimento humano e comunitário.

O livro cita alguns exemplos dessas políticas, tomei por base o Programa de Garantia de Renda Mínima de Geração de Emprego e Renda de São José dos Campos, percebi que até certo ponto funciona, mas chegado seu término (um ano), as famílias assistidas em sua maioria acabam voltando para a mesma situação de antes, ou seja, continuam na pobreza e exclusas do mesmo modo, assim acontece com a maioria deles, funcionam como um remédio que trata apenas os sintomas e não a própria doença, pois a miséria a exclusão social ao meu ver são doenças crônicas que ainda não se descobriu a cura, os programas são muito bons, talvez o que esteja faltando é mais empenho dos profissionais da área social que trabalham na implantação, execução e “ acompanhamento “ das famílias assistidas.

Uma excelente obra, dirigida a todos os profissionais e estudantes da área social.

Resenha

Família: Redes, Laços e Políticas Públicas, organizado por Ana Rojas Acosta e Maria Amalia Faller Vitale – 5 edição Cortez Editora

O livro aborda com detalhes a grande mudança que a família vem passando nas últimas décadas, do tradicional ao contexto atual, sendo apontada como principal ponto estratégico para criação e condução de políticas públicas e sociais. Junto a esse fator surge a dúvida: serão mesmo eficientes essas iniciativas para, o equilíbrio e o fortalecimento da família? Estarão de fato contribuindo no processo de inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com