TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro: Redação Publicitária

Dissertações: Resenha Do Livro: Redação Publicitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha, de Leonardo de Carvalho do Livro: HOFF, Tânia e GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. RJ: Elsevier, 2004.

Esta é a resenha do livro de Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli. As duas atuam como professoras de Criação de Redação Publicitária. O livro apresenta conselhos ao leitor e possíveis caminhos para a criação. Destina-se a professores e a estudantes de Publicidade e Propaganda.

O objetivo geral das autoras com esse trabalho foi de possibilitar o conhecimento de técnicas para a redação publicitária. A obra dividi-se em cinco capítulos, que relatam temas específicos abordados na comunicação. Elas preocupam-se em compartilhar seus conhecimentos, indicando as formas mais adequadas de utilização das técnicas para se redigir textos publicitários.

O primeiro capítulo revela que a comunicação nasceu com a extrema necessidade da humanidade expressar suas idéias, sentimentos ou informações. Para que esta acontecesse foi necessário o desenvolvimento da linguagem, o que levou a comunicação torna-se o centro de tudo.

Segundo as autoras “no atual estágio de desenvolvimento das sociedades de consumo, a comunicação publicitária tornou-se uma das mais importantes formas de comunicação, que contamina outros discursos como o didático, o jornalísticos, o literário, entre outros, e torna-se uma referência, senão um modelo a ser seguido” (p.02). Uma criação publicitária precisa ser cuidadosamente planejada pelos profissionais que podem atuar em grupos ou não, uma boa mensagem publicitária precisa atingir o público alvo, além de ter recursos persuasivos que fixem na memória do consumidor/receptor.

O processo de comunicação depende de seis elementos que são eles: os interlocutores, a mensagem, o canal, o código e o referente. Porém ainda existe um ponto importante no processo de comunicação que pode existir várias possibilidades de entendimento de uma mensagem que é a ambigüidade, outro problema de comunicação que encontramos são os ruídos que são interferências de ordem física, cultural e psicológica.

Para a elaboração de uma mensagem publicitária é necessário se ter o conhecimento do assunto, aliás é o ponto crucial: é preciso ter algum conhecimento a respeito ou sair atrás de informação para saber o que comunicar. E vem daí a importância de tanto o redator quanto o diretor de arte terem o conhecimento a respeito do produto ou serviço antes de iniciar o trabalho.

Para se chegar a um resultado satisfatório numa campanha publicitária é necessário que os profissionais iniciem a tarefa levantando informações para o briefing, momento em que fazem o planejamento das ações que serão empreendidas. Essas ações podem envolver o produto, o preço, a praça e a propaganda. E por último vem o briefing de criação que é uma forma objetiva de levar informações ao pessoal da criação, as principais são divididas em alguns tópicos que resumem o objetivo e esclarecem a criação.

O segundo capítulo consiste na análise da campanha publicitária que é um conjunto de peças, criadas para divulgar um produto ou serviço, que atendem ao mesmo objetivo de comunicação. As peças de uma campanha são divididas em dois grupos: as de mídia que são aquelas veiculadas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com