TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto: "Século XXI: Tempo Da Ciência E Do Progresso - Transhumanismo?"

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Texto: "Século XXI: Tempo Da Ciência E Do Progresso - Transhumanismo?". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

O problema proveniente da evolução.

"Século XXI: tempo da ciência e do progresso - transhumanismo?" (Olinto Antonio Pegoraro, 2011, Revista BIO&THIKOS), é uma abordagem a evolução tecnológica que ocorreu e está ocorrendo na humanidade e os problemas éticos que esta mesma evolução pode causar.

Através de um apanhado histórico, há uma breve descrição de como a evolução tecnológia alterou a visão em alguns aspectos como a metafísica, a teologia. Esta, é um pouco repetitiva e cansativa para o leitor, aparentando que o autor coloca demasiada ênfase em uma parte não tão necessária assim para o entendimento da ideia central do texto.

Alguns tópicos boiéticos são abordados, com intuito de confortar o leitor, tais como a melhoria da saúde, e tratamendo de doenças, mas outros o fazem de maneira a deixá-lo confuso sobre o que é certo ou errado, como uma pílula para "apagar" um trauma vivenciado, mas se somos fruto de nossas experiências, deixar de ter um trauma na memória não seria estar se "apagando"?

Há, em um trecho, em que se é afirmado que a ciência pode desbravar tudo o que for possível, mas cabe a sociedade a aprovação ou não dos atos científicos ("A ciência é livre na pesquisa, mas o uso de seus produtos depende da sociedade" pág.: 338, décima e décima primeira linhas). E não há nada mais verdadeiro em nossa sociedade, afinal somente cada ser humano entende o limite de si como ser, já que a identidade de cada um é determinada subjetivamente pelo próprio.

A evolução científica é algo que intervém no ser humano abrutamente sem estarmos preparados para tal, esta é feita com o intuito de melhorar a vida em nosso planeta, porém se seu uso é indevido, suas consequências podem ser catastróficas, por isso a ética em sua abordagem é um ponto tão discutido e tão relevante em suas diretrizes de aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com