TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o ser e o tempo bosi

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Jonatas  Oliveira de  Medeiros

Professora: Karina Bersan Rocha

Disciplina: Teoria da Literatura I

Texto de apoio: A Morte do Autor- Roland Barthers. Publicado: O rumor da língua, SP: Martins Fontes, 2004. / ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: Lima, Luiz Costa. A literatura e o leitor. 2°Ed. RJ: paz e terra. 2002, p. 105 a 118.

A LEITURA COMO CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO LITERARIO

     

         A leitura como a construção de um texto literário se dá a partir do momento em que a minha bagagem de vida influencia no entendimento do que leio, enquanto crianças você poderia tentar ler “O Capital” de Karl Marx,o entender minimamente ou nada, e hoje quando adulto politizado e ciente do contexto histórico, ler, entender tudo ou quase tudo que o texto pode lhe oferecer; o contexto cultural ao qual estou inserido define também os meus pontos de vista, sendo assim muito difícil encontrar diferentes pessoas com uma visão  exatamente igual de um determinado texto. Quando estamos lendo um texto estamos construindo um entendimento sobre ele, se dermos uma pausa na leitura mesmo se estivermos no inicio do texto, já podemos construiu uma visão (entendimento) do texto, ao retomarmos a leitura, após a virada de algumas paginas,  aquele entendimento prematuro do texto é modificado, conforme a leitura vai se desenvolvendo, os conceitos sobre o texto vão se modificando, seja para bom ou ruim; Iser chama isso de “O jogo do texto”, segundo ele, em qualquer ponto que decidirmos encerrar a leitura estamos decretando o fim do jogo, ou seja estamos definindo ali o conceito final que teremos daquela leitura.

        Na construção do significado do script, a menos que o livro em questão faça parte de uma saga ou trilogia não podemos nos prender a textos anteriores do autor, pois em cada texto o escritor imprime significados diferentes e geralmente são escritos em contextos diferentes. Entender a importância do autor apenas como intercessor nosso para com o texto torna a assimilação do conteúdo mais fácil, assim não nos preocupamos com a vida do autor e nos prendemos as margens do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (496.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com