TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo "Minimização Dos Tempos De Atraso Na Programação De Tarefas Em Uma Empresa De Desenvolvimento De Softwares"

Artigo: Resenha Do Artigo "Minimização Dos Tempos De Atraso Na Programação De Tarefas Em Uma Empresa De Desenvolvimento De Softwares". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

LUDWIG, Icaro Paulo; ANZANELLO, Michel José; VIDOR, Gabriel. Minimização dos tempos de atraso na programação de tarefas em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n.2, p. 479-499, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.producaoonline.org.br/rpo/issue/view/58. Acesso em 22 de julho de 2014.

O artigo “Minimização dos tempos de atraso na programação de tarefas em uma empresa de desenvolvimento de softwares” de Icaro Paulo Ludwig, Michel José Anzanello e Gabriel Vidor – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul–, publicado na Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção "Produção Online", v. 13, n.2, discorre sobre a importância da previsão correta de prazos de entrega, abordando essa questão em empresas desenvolvedoras de software, e propõe a utilização de uma ferramenta de sequenciamento para minimizar o atraso na programação de tarefas.

O artigo em questão é dividido em cinco partes: Na primeira parte, os autores elaboram uma introdução apontando dificuldades na estimação do prazo de tarefas em uma empresa de software. Na segunda parte falam sobre referencial teórico, subdividindo-o em “O Setor de Software” e “Programação da Produção e Sequenciamento”. Na terceira parte é apresentado o método proposto. Os resultados e discussão são tratados na quarta parte do artigo e as conclusões são tecidas na última parte.

Na introdução, os autores argumentam sobre a necessidade de uma ferramenta eficaz para melhor controle e identificação de mudanças no planejamento inicial. Para tanto, mencionam que apenas 34% dos projetos no setor de Tecnologia da Informação (TI) são executados dentro dos prazos, custos e funcionalidades do que foi planejado num primeiro momento. Os pesquisadores citam que um dos problemas enfrentados pelas empresas desenvolvedoras de software é seu elevado nível de customização, que faz com que exista uma grande variabilidade de projetos, dificultando a previsão de tempo gasto em determinada tarefa.

Algumas variáveis também são apontadas pelos autores como causadoras de dificuldades na estimação de prazo, tais como necessidades de revisões de status no andamento de tarefas, adição de tarefas extras ao longo do projeto e dependência do fornecimento de dados. Dessa forma, para melhor controle e identificação de desvios do planejamento, Ludwig, Anzanello e Vidor afirmam a necessidade de uma ferramenta e propõe duas heurísticas que primeiramente são testadas em um banco de dados simulados para depois serem aplicadas em dados reais.

No que diz respeito ao referencial teórico, o trabalho apresenta os processos de criação e desenvolvimento de software, baseados em Abes, Fernandes e Teixeira e The Standish Group. Os pesquisadores do artigo citam, então, o sequenciamento como uma das ferramentas usadas na programação da produção para minimizar atrasos na programação de tarefas.

Na apresentação da metodologia de trabalho, os autores classificam o problema de minimização do atraso total como um arranjo de máquinas paralelas não – relacionadas. Com base na discussão teórica, decidem por utilizar o método de Programação Dinâmica e aplicar os três passos propostos por Anzanello e Fogliatoo (2010, apud LUDWIG, ANZANELLO E VIDOR, 2013)

De acordo com essa proposta, no primeiro passo é definido o ordenamento inicial para distribuição das tarefas, de acordo com o tempo de execução mais curto e menor folga (diferença entre a data de entrega e o tempo de processamento da tarefa).

No segundo passo, cada tarefa é alocada ao time de desenvolvimento que possui menor tempo acumulado de processamento, conseguindo assim minimizar a ociosidade entre os times.

O terceiro passo consiste em sequenciar as tarefas alocadas a cada time de desenvolvimento. Para cumprir esse objetivo, foi utilizado o Algoritmo de Minimização do Atraso Total proposto por Huegler e Vasko. Esse algoritmo divide o problema em etapas, transformando um problema com grande número de tarefas em vários problemas menores. Em seguida é aplicado um procedimento iterativo, sequenciando cada iteração em uma etapa e calculando o menor valor para a função objetivo. No fim, é recomendada uma solução.

Após a discussão dos três passos, Ludwig, Anzanello e Vidor fazem uma avaliação de heurísticas propostas através de simulação de tarefas parecidas com as da empresa estudada. Depois disso, o método é aplicado nas tarefas reais da empresa e os resultados desse procedimento são discutidos na parte seguinte do artigo.

Os autores iniciam a quarta parte do texto, descrevendo o ambiente de aplicação da pesquisa na empresa estudada, considerando como variáveis mais relevantes: atendimento às datas de entrega - principal foco desse artigo- ; aderência dos sistemas construídos aos requisitos levantados; e minimização do uso dos recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com