TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do filme Doze Homens e uma sentença

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha:

        O julgamento ocorre no interior da sala 228 de Júri do Tribunal Americano, da Cidade de Nova Iorque, onde os jurados tentam chegar em um veredicto sobre o crime de homicídio em 1º Grau, que supostamente foi premeditado pelo réu e se pressupõe que o mesmo tenha cometido contra o seu próprio pai.

Posição do 8º Jurado:

Foi dada a ordem para os jurados que só deveriam condenar ou absolver o réu se os mesmos tivessem a plena certeza da sentença utilizando o bom senso. Os jurados foram direcionados para uma sala, para que decidissem o destino do réu que ali estava sendo julgado, porém ouve decisões diversas, e para que não haja dúvidas na sentença e ou decisões precipitadas, estes são induzidos a analisar minuciosamente. Devida a decisão do jurado número 8 (Henry Fonda), o mesmo expos a sua opinião para os demais jurados que ao seu ver as provas e ou evidencias poderiam não ser tão conclusivas quanto mostram ser, no decorrer do filme, o 8º jurado mostra o seu ponto de vista contrário dos demais jurados, argumentando para a absolvição do réu.

        Os jurados relevam as suas personalidades, a partir do momento da análise, que como critério usam fatores tais como seus padrões de vida, história, diferenças culturais, direcionando uma visualização de ângulos e verdades distintas.

Semelhança do 8° jurado com Sócrates em Atenas:

        Ambos seguem o caminho da lógica e da razão, acreditam que antes de chegar a um veredicto tenham que analisar minunciosamente as provas e ou evidencias, para que o réu tenha a sua sentença decretada corretamente, pois no caso em questão trata-se de uma sentença de morte. Sócrates acredita que sobre o que é a essência do homem, sua natureza e realidade, Sócrates responde que o homem e a sua alma, entendem como razão e sede da atividade pensante e, por meio dessa alma, o homem age eticamente na sociedade, sendo assim, o consciente onde habita a virtude. A alma é a consciência e a personalidade intelectual e moral. Logo a alma é a lógica e a razão, e é o que 8º jurado quer, realmente o íntimo, a alma, pensar nas hipóteses do caso, porque pode condenar alguém inocente a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com