TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Fundamentos de Projetos

Por:   •  23/7/2021  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

ROBERTA CONTE CARACCIOLO COSTA

Resenha – Aula 1

1) O que é PMBOK?

O PMBOK é um guia de boas práticas de gerenciamento de projetos, estruturado com base em 10 áreas de conhecimento e 49 processos de gerenciamento de projetos.

2) O que são projetos?

De acordo com o PMBOK (2017, p. 13), um projeto “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. Em um projeto de sucesso, o produto ou o serviço inicialmente planejado é progressivamente produzido, ou seja, possui entregas ao longo do seu desenvolvimento.

Projetos são iniciativas estratégicas (SALES, 2021) e surgem a partir da necessidade de mover uma organização do seu estado atual para o estado futuro desejável. O início de um projeto se dá com a sua seleção pelo gerenciamento de portfólio e para que ele prossiga e seja autorizado, é necessário que a sua viabilidade seja confirmada. Para isso, o Business Case, documento que contém a análise de viabilidade (SALES, 2021), é criado. Sendo aprovado pelo patrocinador, se inicia o processo de desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto, iniciando oficialmente o projeto.

O Canvas de Projetos também pode ser usado como uma ferramenta de planejamento do projeto, podendo ser usado como base para o Termo de Abertura do Projeto. De acordo com Sales (2021), a partir do Canvas é possível respondermos perguntas sobre o projeto como, os por quês, “o que?”, “quem?”, “como?”, “e se?”, “quando?” e “quanto?”.

3) Projetos vs Processos

Processos e projetos possuem fatores em comum, porém, não podem ser confundidos. Processos são as rotinas de uma organização, ou seja, aquilo que ela realiza com frequência. Por isso, podemos dizer que são repetitivos e não são temporários.

Exemplos:

a) Projetos: introdução de um novo software na organização.

b) Processos: contratação de novos colaboradores.

4) O que é Portfólio?

O portfólio é a junção de todos os projetos e todos os programas da organização (SALES, 2021). O gerenciamento de portfólio primordialmente prioriza projetos e/ou programas dentro de uma lista de projetos e programas da organização, selecionando o que melhor se enquadra nos objetivos estratégicos da empresa, levando em consideração os recursos financeiros disponíveis.

5) O que são Programas?

O programa “é um grupo de projetos [...] gerenciados de forma coordenada, visando obter benefícios difíceis de serem obtidos quando gerenciados isoladamente” (PMBOK, 2017, p. 13). Projetos arquitetônicos de infraestrutura seriam exemplos de programa.

Sua principal diferença em relação projetos é que os programas trazem benefícios já durante a sua execução. Em contrapartida, os projetos só trazem benefícios após a sua conclusão.

Referências bibliográficas:

1. GUIA PMBOK. Estados Unidos: PMI - Project Management Institute, 2017.

2. SALES, L. Aula 1. Online:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com