TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE PROJETO ESPECIAIS

Por:   •  7/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

FIAMFAAM

CENTRO UNIVERSITÁRIO

ARQUITETURA E URBANISMO

APS

AVALIAÇÕES TÉCNICAS DE PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO INOVADORES NO BRASIL

 Rosa Carolina Abrahão Amancio , Márcio Minto Fabricio , Cláudio Vicente Mitidieri Filho

PROF: ANA GABRIELA

PROJETOS ESPECIAIS

     

ALUNO:         RONEY ARAÚJO        R.A 6780535

  1. INTRODUÇÃO  

O conceito de produtos inovadores adotado no trabalho é o de sistemas e processos construtivos que não possuem normas técnicas brasileiras harmonizadas, de caráter prescritivo. No Brasil o sistema responsável pela avaliação técnica de produtos de construção inovadores é o SINAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores, que está vinculado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, subordinado ao Ministério das Cidades. Seu objetivo é definir critérios de desempenho e métodos de avaliação relacionados à durabilidade e à vida útil, ao desempenho térmico e acústico, ao desempenho ambiental e ao desempenho estrutural de produtos e sistemas construtivos inovadores, bem como propor aprimoramentos na própria sistemática de análise e concessão de documento de avaliação técnica. O intuito do Projeto é subsidiar futuras diretrizes SINAT, dentro do PBQP-H, contribuindo com os procedimentos do SINAT voltados à nova Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, que está em revisão e que tem seu prazo de exigibilidade previsto para março de 2013.

  1. MÉTODO DE PESQUISA

 Para tanto, foram contextualizados os produtos de construção inovadores dentro do setor da Construção Civil do Brasil. Também conceituou-se brevemente a NBR 15575, como forma de explicar sua relação com a avaliação técnica de produtos inovadores.

  1. O SETOR E OS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO INOVADORES NO BRASIL

 Juntamente com a inovação tecnológica surgem os produtos inovadores, que de acordo com o SINAT, compreendem os sistemas, subsistemas, componentes, materiais e processos construtivos que não são objeto de norma brasileira prescritiva e não têm tradição de uso no Brasil. O setor da Construção Civil é formado por uma série de atividades com diferentes graus de complexidade, relacionadas a produtos diversificados e com processos tecnológicos variados, que se adequam a diferentes tipos de demanda.

  1. A AVALIAÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES E A NORMA DE DESEMPENHO

O significado de desempenho é abrangente, pois está basicamente relacionado às exigências dos usuários. Assim, a tradução das necessidades dos usuários em requisitos e critérios (segurança, conforto, funcionalidade, durabilidade, entre outros), que possam ser mensurados de maneira objetiva, é um desafio da norma. O produto inovador, como o próprio status sugere, não possui de imediato regulamentações técnicas para aprovação e comprovação de desempenho. No Brasil a elaboração de diretrizes e as avaliações técnicas para produtos inovadores são baseadas na norma de desempenho NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais, que define os requisitos e critérios para o edifício habitacional como um todo e para suas partes, com base nas exigências dos usuários e requisitos de desempenho.

  1. O SINAT – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO TÉCNICA

  A criação do SINAT é resultado da mobilização da comunidade técnica brasileira na elaboração de um suporte ao funcionamento de procedimentos de avaliação de produtos de construção inovadores. Seu objetivo é garantir a implementação de produtos inovadores no setor, suprindo provisoriamente as lacunas das normas técnicas prescritivas, por meio da elaboração de Diretrizes técnicas comuns de avaliação e do DATec - Documentos de avaliação técnica, em conformidade com a respectiva diretriz, aplicados a produtos e empresas específicas. O principal estímulo para uma empresa buscar o DATec é a confiabilidade quanto ao desempenho do produto. A concessão do DATec acontece por meio de um processo com procedimentos de avaliação padronizados, o que faz com que os resultados provenientes de diferentes laboratórios tenham a mesma característica e as mesmas informações.

5.1- Diretriz SINAT

 É o documento que contém as diretrizes para avaliação técnica de produtos inovadores. Nela constam os requisitos, critérios de desempenho e métodos de avaliação que devem ser utilizados na avaliação técnica dos produtos. A Diretriz SINAT é um documento de referência para a elaboração da avaliação técnica. A Diretriz SINAT é divida em seis partes, são elas: introdução; caracterização do produto; requisitos e critérios de desempenho; métodos de avaliação; análise global do desempenho do produto; controle da qualidade na fabricação, montagem e instalação. A introdução contém o objeto da diretriz, isto é, do produto ou família de produtos a que a diretriz se refere, trata do campo de aplicação do produto, trata da terminologia, que é a descrição dos termos utilizados na diretriz e citação dos documentos técnicos complementares. Na segunda parte da diretriz caracteriza-se o produto, isto é, são apresentadas as principais características dos materiais e componentes que formam o objeto da diretriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com