TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro - O Homem Que Mudou O Jogo

Dissertações: Resenha Livro - O Homem Que Mudou O Jogo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Se O Homem que Mudou o Jogo conta a história de uma carreira, do sonho de um homem, também versa sobre história de um planejamento e sua estruturação econômica sistêmica. O processo dinâmico do jogo (neste caso o beisebol) e a relação de todos seus componentes ativos (jogadores, conselheiros, diretores, administradores), estabelecem os rumos da trama. O filme é centrado em Billy Beane (Brad Pitt), atual manager do Oakland Athletics, clube de menor expressão no cenário competitivo do esporte. A falta de dinheiro em caixa, tão logo um problema assumido por Beane, é o que parece ser seu desafio: levar um clube pequeno ao título da liga nacional. Tarefa esta que não virá sem esforços.

DESENVOLVIMENTO

No filme, baseado em uma história real, o gerente e ex-atleta precisa encontrar uma maneira eficiente de contornar seja o problema financeiro, seja o estrutural ou mesmo psicológico, através de um método diferente do mantido atualmente por seu clube e por todos os outros da liga, incluindo os poderosos. À configuração clássica do sistema, Beane oferece seu desprezo. Em diversas reuniões, para espanto dos administradores do clube, veteranos com larga experiência no esporte, Beane dispensa a gerência convencional, que tem sido praticada durante toda a história do clube, mas que não apresentou resultados satisfatórios. Para mudar isso, resolve aplicar economia e estatística ao beisebol, de maneira a articular, planejar e gerenciar melhor seus jogadores e vislumbrar potenciais contratações. Se sozinho ele não daria conta de tudo, contrata então Peter Brand (Jonah Hill), jovem recém-formado em economia pela Yale University.

Juntos, os dois criam um software de análise e planejamento que mantém, com detalhes, o histórico de todos os jogadores disponíveis no mercado, controlando suas estatísticas (melhores habilidades e carências técnicas), a valorização que cada um obtém no mercado. Com o programa em uso, e sob a desconfiança de todos, Beane e Brand promovem uma mudança radical na maneira como se vê o esporte. Para ampliar a descrença em seu método por parte do público, da própria torcida do time, dos especialistas e dos colegas, eles dispensam alguns medalhões e recrutam desconhecidos, baseando-se no que os números estão lhes dizendo. Jogadores são contratados com atenção e a equipe é remodelada de acordo com as características individuais de cada um, tornando o Oakland Athletics um clube efetivamente competitivo devido ao seu equilíbrio técnico e financeiro. Dessa forma, o time começa a vencer seguidamente, bate recorde de sequência de vitórias e se qualifica como um possível candidato ao título.

Enquanto outros clubes mantêm os salários das grandes estrelas, o Oakland barganha preços e realiza trocas, investindo em habilidades específicas para montar um time resistente.

CONCLUSÃO

Com o sucesso da empreitada, presenciamos uma via de mão dupla: o equilíbrio econômico é atingido, no sentido de que o clube, consciente de suas limitações, conseguiu investir corretamente; enquanto o plano da dinâmica do jogo é potencializado em decorrência do planejamento e da nova filosofia adotada pelo clube. Beane consegue aplicar economia (reequilibrando as contas) e estatística (analisando o que os dados/números lhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com