TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Lixo Extraordinário

Trabalho Universitário: Resenha Lixo Extraordinário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  2.005 Visualizações

Página 1 de 4

O documentário Lixo Extraordinário, com título original 'Wasteland', é uma produção da Almega Projects e 02 Filmes Produções, com o objetivo de retratar o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho.

O documentário se inicia com Vik narrando como tudo começou. Ele conta que sempre foi uma pessoa de família pertencente à classe média baixa em São Paulo. Ele trabalhava recolhendo lixo das lanchonetes, e um dia, ao ver um rapaz numa briga, foi tentar ajudá-lo. Por causa disso, Vik foi baleado na perna por engano. A pessoa que o baleou, tinha dinheiro e por causa desse dinheiro, ele foi para os Estados Unidos tentar mudar de vida. Lá Vik se envolveu com o mundo das artes. Ele começou a produzir retratos utilizando materiais como areia, açúcar, chocolate, fios, cordões. Vik cita um dos seus trabalhos, que para ele, foi um dos mais importantes de toda a sua carreira: o trabalho das crianças com açúcar. Para Vik, este trabalho trouxe uma grande reflexão: "o que há entre essas criança felizes e os adultos (seus pais) que vivem desolados, trabalhando 16 horas por dia?"

O artista brasileiro decidiu que gostaria de sair do âmbito restrito das belas artes e mostrou seu grande interesse e trabalhar lado a lado com um grupo em que o produto faria a diferença para essas pessoas. Neste intuito, Vik começou a pesquisar as pessoas e qual material poderia usar. Foi aí que surgiu a ideia de trabalhar com os catadores de material reciclável do maior aterro sanitário do mundo: o Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, localizado no Rio de Janeiro. Vik estimou que seu projeto teria a duração de aproximadamente 2 ano e começou os preparativos para executá-lo. Inicialmente, a ideia era reconhecer o espaço, ver como eram essas pessoas, a realidade e situação delas de perto. Lá, o artista se impressionou por encontrar pessoas que eram felizes, sorriam e se orgulhavam de seu trabalho. Ao passo de formigas, foi conhecendo todo o dia a dia e selecionando pessoas que tinham o perfil do projeto.

Uma das pessoas é Tião, o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitana do Jardim Gramacho, que comporta cerca de 3000 catadores. Tião começou todo o seu trabalho desacreditado e com muito apoio do Zumbi, um dos membros da associação, e um grande sonhador em construir uma biblioteca com todos aqueles livros encontrados no aterro.

Depois de selecionadas as pessoas e com intimidade com o cotidiano delas, Vik e equipe começam a fotografar e coletar os materiais para as obras. Foram 2 semanas para produzir os quadros que era feitos sobre sombras e material reciclável. Foram separadas as melhores fotos, levadas a melhoramentos tecnológicos e produção dos quadros que tinham objetivos de leiloar e apresentar em museus e feiras de arte.

Depois do projeto, a discussão era se valeria a pena retirar aquelas pessoas das suas realidade e depois causar um choque emocional nelas, porque aquilo ali tinha um prazo de validade. Vik sempre acreditou que todo esse projeto, além de render lucros para a própria ACAMJG, iria servir como estopim para que essas pessoas, ao se depararem com uma nova realidade, pudessem também buscar alternativas de vida.

Para Londres, assistir ao leilão, Tião foi representando a associação. Lá, foi conseguido o valor de R$100.000,00 para um dos quadros. De volta à realidade dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com