TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Michael Moore - Capitalismo: Uma História De Amor

Artigos Científicos: Resenha - Michael Moore - Capitalismo: Uma História De Amor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

No documentário de Michael Moore o tema abordado é o Capitalismo e suas dimensões, e estes pontos enfatizam a ideia defendida por Milton Santos, de que: “O Capitalismo é uma consequência da Globalização”.

Os três mundos que Milton Santos menciona desdobram-se através do “Capitalismo – Uma história de amor”, que mostra no primeiro momento a Globalização e o Capitalismo como sistemas prósperos para as grandes corporações e seus trabalhadores, afinal nunca antes, em toda história do EUA, as empresas estavam produzindo tanto, e a classe média podia comprar o necessário e ainda destinar parte para o lazer; porém já no segundo momento é observada a corrupção no sistema, pois ainda que o ganho destinado a cada pessoa fosse suficiente, a visão de poder obter sempre mais fez bancários e a classe política desejarem construir um novo país, desenvolvido para beneficiar a poucos, esta seria a “globalização como perversidade”, a minoria sobrepondo-se a classe trabalhadora; e por fim há o “ensaio” do que poderia ser o Capitalismo bom, aonde a saúde, moradia segura e acessível, segurança e estabilidade financeira seriam direitos constitucionais da população.

Sob outros aspectos é visível à desvalorização do ser humano em função do desenvolvimento econômico. Durante o segundo mandato de Reagan, em função dos lucros em curto prazo, milhares de operários foram demitidos, outro exemplo da falta de preocupação do Estado foi a privatização da saúde, algo que deveria ser um direito a todos agora é, parcialmente, garantido somente aos que são aprovados pelos Seguros e que podem pagar por seus serviços.

Para ambos os autores, o desenvolvimento econômico e social depende das decisões de representantes que priorizem as necessidades da maioria. Somente através de uma democracia exercida, corretamente, haverá forças para a globalização solidária progredir na busca de objetivos comuns a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com