TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme uma prova de amor

Por:   •  18/6/2015  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme “uma prova de amor”

O filme “Uma Prova de Amor”, dirigido por Nick Cassarotes, lançado em 11 de setembro de 2011, retrata o drama de uma família cuja filha mais velha recebe o diagnostico de leucemia. Como o irmão e os pais não eram compatíveis para a doação de medula eles, desesperados com a situação da filha e com a sua possível morte, decidem fazer uma fertilização in vitro para que o novo filho fosse geneticamente idêntico a filha doente, e assim pudesse fazer a doação de medula óssea com 100% de sucesso.

Para que a doação de qualquer órgão seja realizada com sucesso é preciso que o doador seja geneticamente compatível com o paciente que necessita do transplante, isso para que as células de defesa, os glóbulos brancos, responsáveis pela proteção do organismo não combatam esse órgão transplantado. Quanto maior o gral de compatibilidade genética maior a garantia de sucesso do transplante.

Essas células de defesa são programadas para combater qualquer invasor externo. Toda célula ou vírus que entre no corpo vai ser considerado ruim e será combatido. Isso acontece porque existe um grupo de genes nos humanos, chamado de HLA, que são os responsáveis por essa diferenciação entre o que é nosso e o que é estranho, tudo que for codificado como estranho pelo HLA será combatido pelo sistema imune.

Quando alguma dessas células de defesa encontra um agente invasor ele “chama” um batalhão de outros glóbulos brancos para combater a célula ou órgão estranho. Com a genética idêntica essas células reconheceriam o órgão como sendo do próprio corpo e não um amontoado de células estranhas.

É por esse motivo que para a família era tão importante a compatibilidade genética e sanguínea, que também é um fator muito importante para que não ocorra a rejeição, entre o novo filho e a adolescente doente. Assim nenhum órgão que fosse necessário transplantar seria rejeitado, caso contrario poderia ocasionar a morte mais rápida da garota.

No caso da compatibilidade sanguínea se o paciente tem tipo sanguíneo O só poderá receber órgãos de pessoas com o sangue tipo O; se o paciente tem sangue tipo A, poderá receber órgãos de pessoas com o sangue tipo A ou O; se o paciente tem sangue tipo B, poderá receber órgãos de pessoas com o sangue tipo B ou O; se o paciente tem sangue tipo AB, poderá receber órgãos de pessoas com o sangue tipo AB, A, B ou O. Para transplantes de órgãos o fator RH não é relevante. Com uma criança com genética idêntica o tipo sanguíneo também seria o mesmo.

Todos os doentes transplantados precisam ser medicados com drogas que inibam o sistema imune. As drogas imunossupressoras basicamente deixam as células de defesa confusas. Elas olham uma célula diferente, mas não notam a diferença, ou notam, mas não conseguem convocar reforços para atacar o invasor. No filme não mostra se a garota tomava algum remédio do gênero, porem, se fosse um caso real o paciente provavelmente seria medicado.

Com essas células de defesa confusas o órgão transplantado se manterá no corpo por muito mais tempo, porem, sem um sistema imune funcionando corretamente qualquer doença considerada leve pode matar o paciente.

Para que a vida da filha doente se prolongasse, a escolha da família foi fazer a fertilização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com