TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Planejamento Estratégico

Ensaios: Resenha Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  1.918 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO - UNDB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

WANESSA DE PAULA DE OLIVEIRA RIBEIRO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

São Luís

2011

WANESSA DE PAULA DE OLIVEIRA RIBEIRO

RESENHA CRÍTICA

Resenha Crítica apresentada à disciplina Estratégia Empresarial, do 6º período do curso de Administração da UNDB.

Professor: Esp. Ernesto Friederichs Mandelli

São Luís

2011

RESENHA CRÍTICA

Wanessa de Paula de Oliveira Ribeiro¹

Adaptado dos trabalhos de:

Texto 1: HERNAN. E. Contreras Alday. Estratégias Empresariais.

Texto 2: CAMARGOS, Marco Antonio de. & DIAS, Alexandre Teixeira. Estratégia, Administração Estratégica e Estratégia Corporativa: Uma síntese teórica – Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, vol. 10, nº1, janeiro/março 2003.

Texto 3: ANTÓNIO, Nelson dos Santos – Estratégia Organizacional: sua evolução nos últimos 50 anos. [Em linha]. 2002. [Consult. 17 Nov. 2008]. Disponível na WEB;

Texto 4:

Texto 5:

Texto 6:

1. CREDENCIAIS DOS AUTORES

1 Hernan. E. Contreras Alday

Formação: Engenheiro Mecânico, Mestrando em Administração e Direção de Empresas pela ESADE, Barcelona - Espanha. Professor das disciplinas de Planejamento Estratégico e Administração Mercadológica na FAE, professor orientador de projetos no CDE da FAE. E-mail: alday@cwb.matrix.com.br

2 Marcos Antônio de Camargos

Formação: Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica (Finanças), Mestre em Administração pelo NUFI/CEPEAD/FACE/UFMG e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. E-mail: mcamargos@cepead.face.ufmg.br

3 Alexandre Teixeira Dias

Formação: Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mestrando em Mercadologia e Gestão Estratégica pelo Centro de Pós- Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD/FACE/UFMG E-mail: atdias@cepead.face.ufmg.br

4 Nelson Santos António

Formação: Prof. Catedrático - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 7 artigos em revistas especializadas, possui 3 livros publicados. Nas suas atividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

2. INTRODUÇÃO

Devido à diversidade dos interesses e necessidades de todos os envolvidos a Administração Estratégica, deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos. Tendo em vista esta concepção o presente trabalho se propõe a analisar sete textos que expõem a opinião de autores acerca da grande relevância de se compreender o que é Administração Estratégica.

No primeiro texto “Estratégias Empresariais” está dividido em passos extremamente importantes para cada definição (Conceituando Estratégia e seus subitens; Tipos de estratégias empresariais e suas subdivisões; Gestão estratégica; Pensamento estratégico e seus subitens).

O conceito de Estratégia já fora abordado em leitura anterior. Enquanto as divisões são de importância singular. A estratégia utilizada nos negócios antes era chamada de planejamento e hoje ficando só a palavra estratégia sob conceitos amadurecidos pelo tempo. O novo modelo de estratégia utilizada pelos estudiosos é mais moderno e leva-os a pensar que na formulação das mesmas, não é possível enumerar todas as possibilidades de projetos que serão identificadas. Pensando nessas estratégias foram formulados três tipos de estratégias competitivas genéricas empresariais, são: competitiva de custo, onde a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva; competitiva de diferenciação, onde a empresa investe mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, com a finalidade de criar o diferencial para o consumidor e por fim a competitiva de foco, onde a empresa faz escolhas e acerto a um alvo específico, restringindo por meio de diferenciação ou de custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.

Uma denominação diferente utilizada para aglomerados são os Clusters. As empresas utilizam essa forma como consequência que passa a ser vantagem competitiva das mesmas, em relação às empresas de fora do mesmo. Alguns exemplos de aglomerados ou Clusters: aço, na Alemanha; ferramentas de marcenaria, em Velbert; automóveis, em Munique, dentre outros.

O autor faz citação a dois caminhos exclusivos para competição das empresas no mercado: o baixo custo ou diferenciação. Sendo que os dois estão voltados para a economia do produto ou o fornecimento do melhor fruto mercadológico.

A Matriz SWOT (Strengths - pontos fortes, Weaknesses – pontos fracos, Opportunities – oportunidades e Threats - ameaças) ou outras análises de mercado e tendências, mas as decisões são tomadas com base nas previsões de vendas, investimentos e custos.

O desenvolvimento desse portfólio de opções requer investimentos no desenvolvimento de novas capacidades e de aprendizado sobre novos possíveis mercados. Implantando um conjunto de opções estratégicas para o futuro, a empresa poderá se reposicionar mais rápido do que os concorrentes que tiverem concentrado todos os seus investimentos nas abordagens tradicionais. Isso, porém, exige mudanças nos processos estratégicos tradicionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com