TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Planejamento de Ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem.

Por:   •  5/1/2016  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  2.987 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Disciplina: Planejamento Educacional

Professora: Lúcia Perez

Amanda Santos da Costa

Fichamento do texto: KLOSOUSKI, Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de Ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. UNICENTRO, Revista Eletrônica Lato Sensu. Ed.5, pp. 1-8. 2008.

        O texto vai levar o leitor a pensar sobre o ato de planejar e, o quanto é importante no dia a dia ter organizado tudo o que se pretende alcançar. Além disto, a autora vai mostrar variados enfoques do planejamento dentro da educação, e quais são as vertentes que o docente precisa considerar para atingir de maneira mais eficiente a aprendizagem do aluno.

Introdução

No decorrer dos anos a sociedade vem mudando a sua maneira de agir, a tecnologia trouxe o aumento da troca de informações para o nosso convívio, o que acarretou num encurtamento do nosso tempo, que aparenta passar mais rápido a cada minuto. Desta forma houve uma alteração na forma em que os indivíduos absorvem os conteúdos que recebem diariamente, em evidencia as crianças que desde sua infância já são introduzidas neste novo mundo tecnológico, por isto no decorrer do texto a autora vai afirmar a importância de uma renovação continua da organização escolar.

A sociedade vem se reorganizando, estas modificações levam os indivíduos a alterarem o jeito de planejar suas vidas.  O planejamento é algo que acompanha o ser humano há muitos anos, já que o desejo de alcançar um objetivo é uma aspiração da maioria das pessoas. O planejamento sempre esta junto com um raciocínio, assim sendo, para realizar uma atividade de maneira coerente é necessário pensar quais serão os caminhos que se deve tomar para a realização desta, pois se não houver um planejamento os acontecimentos tomaram um rumo alienado.  

No dia a dia do ser humano o planejamento já se tornou algo natural, pois para conseguirmos realizar com eficiência todos os objetivos pessoais e profissionais necessitamos da ação de planejar. O Planejar exige toda uma organização prévia, só assim se obterá os melhores meios para chegar ao fim de determinada ação. Em nossa sociedade encontramos o ato de planejar introduzido em diversas áreas, como o planejamento urbano, familiar, econômico, político, educacional, entre outros.

“... O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.” (PADILHA, 2001, P.30).

No Brasil o planejamento na área da educação vai se subdividir nos seguintes termos: planejamento educacional, escolar, curricular e de ensino.

O planejamento educacional abrange duas vertentes, a primeira é a macro que é gerido pelos poderes públicos governamentais (Federal, Estadual e Municipal), pelas instituições que administram a educação (Conselhos, Secretarias, Ministérios e Planos de governo) e vários pesquisadores que ajudam propondo planos através de seus estudos. A segunda vertente é a micro que se subdivide em duas linhas, uma tecnicista e outra critica que vão desempenhar o planejamento e a avaliação centrados na sala de aula e na escola.

O planejamento escolar é aquele que vai pensar na instituição escolar, este que ira analisar e preparar o projeto, o desempenho, a sistematização e as propostas pedagógicas.

O planejamento curricular tem a função de projetar o currículo escolar, que é a base que guiará o docente nas atividades que devem ser realizadas com/pelos alunos. Atualmente este planejamento precisa ser feito continuamente, pois a sociedade sempre esta se atualizando, por isso a escola precisa de um currículo que proporcione a aquisição do conteúdo, ajude e incentive nas habilidades especificas dos alunos e, além disto, busque sempre a renovação para oferecer as circunstâncias propícias para uma boa assimilação dos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com